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Dez regras para se apresentar no perfil do LinkedIn

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
05 de setembro de 2017 - 18:00

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Por Lucy Kellaway

Demorei 13 anos e 414 milhões de pessoas chegaram lá antes de mim, mas na semana passada finalmente separei um tempo para compor meu resumo na rede social profissional LinkedIn. O bom de ser um adotante tardio é que tudo o que você precisa fazer é encontrar uma pessoa que domina esse formato praticamente impossível de composição e copiá-la.

Minha primeira parada foi o resumo de uma mulher que, eu acredito, em breve será a mais importante do mundo. O esforço de Hillary Clinton segue assim: “Esposa, mãe, avó, defensora das mulheres e das crianças, primeira-dama dos Estados Unidos, primeira-dama do Arkansas, senadora, secretária de Estado, gosta de cães, referência em cabelos, aficcionada por terninhos, candidata à presidência em 2016.”

Será isso uma brincadeira? Pode a ex-primeira-dama dos Estados Unidos realmente achar que seu papel de avó (das quais há estimadas 35 milhões somente nos EUA) é mais interessante para os membros do LinkedIn do que seu papel na Casa Branca? Quanto aos cachorros e aos terninhos, posso ver que ela está tentando ser engraçada, mas não funciona. Eu não deveria estar copiando a senhora Clinton, mas ela me ensinou as duas primeiras lições: nada de piadas e mantenha o foco.

Em seguida, tentei Reid Hoffman. Como ele fundou o LinkedIn, deveria realmente saber como fazer isso. Seu resumo começa assim: “Todos os aspectos da internet e dos softwares voltados para o consumidor. Foco no desenvolvimento de produtos, inovação, estratégia de negócios e finanças, mas inclui administração geral, operações, operações comerciais, desenvolvimento de negócios, gerenciamento de talentos e marketing”. Ele me perdeu após uma dúzia de palavras, mas pelo menos me ensinou a lição número três: não seja chato.

Depois disso, pulei de um perfil para outro e descobri que ninguém tem a menor ideia de como escrever um resumo. Alguns são maximalistas, outros minimalistas. Lá está AriannaHuffington enchendo linguiça com um parágrafo inteiro sobre todos os programas de TV em que ela já foi, de Charlie Rose a The O’ReillyFactor. Há mais uma lição aqui: não seja indulgente consigo mesmo.

Bill Gates, por outro lado, é sucinto. “Vice-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates. Presidente do conselho de administração da Microsoft Corporation. Leitor voraz. Blogueiro ativo”. Ele ensina a lição número cinco: você só pode mencionar seus hobbies se, assim como Gates, você fez deles sua vida.

Nesse processo, não só não existe um acordo sobre o tamanho que o resumo deve ter, como também não há um sobre algo ainda mais básico: escrever na primeira pessoa ou na terceira? Quase todos os grandes nomes do mundo dos negócios optam pela terceira pessoa, colocando em suas biografias oficiais: “Jack Welch é um dos mais respeitados e celebrados CEOs do mundo, conhecido por seu histórico de sucesso sem paralelos, amor imenso pelas pessoas, uma paixão aguerrida pela vitória e desejo desenfreado de mudar o mundo para melhor…”

Do ex-executivo-chefe da GE tiro as lições seis e sete. A terceira pessoa é algo formal demais para uma rede social. E se vangloriar desse jeito não é só uma coisa vergonhosa, mas também beira à fraude. Histórico sem paralelos? Amor imenso pelas pessoas? Quem disse?

David Cameron, por outro lado, opta pela primeira pessoa. “Tornei-me primeiro-ministro [do Reino Unido] após as eleições gerais de maio de 2010″, começa ele de uma maneira simples, encerrando assim: “Sou casado com Samantha e temos três filhos pequenos, Nancy, Elwen e Florence.” Isso estabelece a regra número oito, que diz que você somente pode se referir à sua família no LinkedIn se for um primeiro-ministro, caso em que sua desafortunada esposa e filhos são parte do pacote. Caso contrário, deixe-os de fora.

A coisa é fácil para todas essas pessoas famosas, uma vez que já sabemos quem elas são, enquanto que o resto de nós precisa tentar se destacar. Steven Burda, um consultor desconhecido, tornou-se o homem mais conectado do site em 2013 com um resumo que dizia: “Movo montanhas… Um dia dominarei o mundo. Nada é impossível para mim”. Isso me leva à regra número nove. Muita gente no LinkedIn deve ser idiota.

A única coisa que tenho certeza é sobre a manchete; vou simplesmente usar o cargo que tenho no “Financial Times”. Para aqueles que acharem que isso é bobo demais, eu os encaminho para o horror composto por um banqueiro graduado do Lloyds: “Formador cultural com forte comportamento de Negociante Adaptativo.”

Quanto ao resto, ainda estou mastigando meu lápis. Mas isso pode estar acontecendo porque não sei para que serve o LinkedIn Algumas pessoas o usam para encontrar emprego. Outras, para se conectar- mas algumas não fazem nem mesmo isso.

Michael Dell encerra seu resumo oficial em terceira pessoa com o seguinte pedido em primeira pessoa: “Por favor, não peça para estabelecer contato comigo a menos que nos conheçamos ou tenhamos trabalhado juntos”. Para ele, o site não é um meio de conexão e sim uma coisa individualista. Nesse caso, há uma maneira melhor de fazer isso: fique longe.

Entre os que se recusam a entrar no LinkedIn estão a rainha da Inglaterra, o presidente do Banco da Inglaterra, Philip Green, Warren Buffett, o Papa, o editor do “Financial Times”- e um homem que eu sinceramente espero que não se transforme em pouco tempo na pessoa mais importante do mundo: Donald Trump.

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