Jul
11

Diferença de séculos: ser chefe ou ser líder?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Segs
10 de julho de 2019 - 17:01

Diferenca-de-seculos-ser-chefe-ou-ser-lider-televendas-cobranca

Neste cenário complexo, é preciso estar atento para avaliar a si próprio, reconhecer os erros, estudar constantemente o mercado para se atualizar e ter coragem para mudar as suas estratégias de atuação.

O mercado de trabalho se transforma constantemente. Para atender a demandas específicas estimuladas em grande parte por avanços tecnológicos, surgem novas profissões especializadas.

Da mesma forma, outras profissões perdem a razão de existência e desaparecem. Há, ainda, aquelas que avaliam as mudanças, incorporam algumas, se adaptam e, assim, conseguem permanecer relevantes.

A figura do líder em contraposição à do chefe é um dos sintomas mais importantes dessas mudanças. Mas, afinal, o que é um líder e que diferenças existem entre ele e o chefe?

Diferença entre ser líder e ser chefe

A grande diferença entre a atuação de um líder e a de um chefe é como cada um estabelece o relacionamento com as pessoas com as quais trabalham. Enquanto o chefe, cotidianamente, está preocupado com a obtenção de resultados volumosos que indiquem lucro, o líder tem consciência de que a principal força de seu negócio está nos profissionais da equipe.

As pessoas são a principal ferramenta de trabalho para o líder. Assim, elas devem ser estimuladas para desempenharem o melhor de si. E esse estímulo começa fazendo com que elas estejam conscientes de que são parte de uma equipe com objetivos em comum e que possuem no líder um profissional com quem podem contar. Isto acontece muito com franqueados que ao invés de empregados, possui parceiros. Assim, todos crescem, todos ganham.

Imagine se deparar nesta situação

Você (e apenas você) precisa executar uma determinada atividade que te deixa inseguro, com dúvidas de como proceder, quais informações privilegiar e como aplicá-las. Há um prazo de conclusão bem determinado e você está, quase literalmente, perdido.

O que fazer? Pedir ajuda, um conselho, um direcionamento é a saída.

Então, você analisa o seu chefe e percebe que ele é a autoridade máxima do setor, distribui ordens a todos, não está disposto a discuti-las e cobra sempre resultados mais numerosos.

Provavelmente a sua insegurança aumenta. O pensamento “Se eu perguntar isso, ele pode duvidar da minha capacidade de realizar o trabalho…” fica indo e voltando na sua cabeça. Aí, você desiste de procurá-lo, se vira como pode e cumpre a demanda do jeito que dá.

Agora, se você trabalha com um líder, o desfecho da situação é outro. Isso porque o líder também faz parte da equipe e o bom desempenho de cada profissional o interessa diretamente. Assim, ele vai te motivar, te mostrar possibilidades de atuação e vai ouvir o que você tem a dizer. Sim, um líder tende a ser democrático em suas decisões.

Liderar é motivar. Chefiar é cobrar

Em relação ao chefe paira aquela visão de alguém que dá ordens o tempo todo, centraliza as decisões, cobra o tempo todo, avalia o tempo todo e de alguém que aponta os erros de maneira autoritária sem se preocupar com os possíveis caminhos e motivos que levaram a determinado resultado insatisfatório.

O líder reconhece que a força do trabalho está nas pessoas e faz questão de que esses profissionais saibam disso para sentirem-se valorizados. E quando você sente que o seu trabalho possui valor, que o seu desempenho é importante para a equipe como um todo e que você tem abertura para sugerir novas abordagens, falar das suas ideias, das suas inseguranças, você está motivado para fazer o seu melhor.

Estar motivado ou não para realizar um trabalho é o reflexo do relacionamento que cada profissional possui com a pessoa que está no comando, seja o seu líder ou o seu chefe. Nós da Escritório Sempre Limpo, possuímos a característica de estimular as potencialidades dos colaboradores. Resumindo o que estávamos conversando…

O chefe representa uma hierarquia rígida e os funcionários são subordinados a ele.

O líder trabalha em equipe com os colaboradores.

O chefe centraliza as decisões e distribui ordens.

O líder abre a possibilidade de diálogo com a equipe.

O chefe executa uma função mais pontual, quase burocrática.

O líder trabalha com a motivação dos profissionais.

O chefe tende a ser temido pelos funcionários.

O líder geralmente é respeitado pelos colaboradores.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: