Feb
28
27 de fevereiro de 2018 - 18:07

Ebitda-entenda-a-importancia-e-saiba-como-fazer-o-calculo-televendas-cobranca

Aplicação do indicador financeiro possibilita demonstração mais completa dos resultados de uma determinada empresa

O Ebitda é um indicador financeiro que está entre os mais utilizados por empresas que tenham o capital aberto ou por analistas de mercado. Isso é necessário porque, na época em que as companhias divulgam seus resultados, os investidores procuram fazer a análise de tais demonstrativos.

A definição de Ebitda pode ser colocada como a representação de toda a geração de caixa relativa à empresa analisada. Isso significa que o cálculo permite verificar a quantidade de recursos que a companhia gera, considerando apenas as atividades de sua operação. Portanto, nesta análise, os efeitos financeiros e também de impostos são deixados de lado.

Por que é importante?

A realização do cálculo exerce grande influência na análise dos resultados da empresa. Isso porque a verificação que leva em conta apenas os resultados finais – seja lucro ou prejuízo –, em grande parte dos casos, não é suficiente para mostrar claramente o desempenho dentro de um período previamente determinado.

Como fazer o cálculo?

Para fazer o cálculo deste indicador financeiro de forma adequada, é preciso começar pela definição do lucro operacional da empresa. O valor é resultado da subtração do custo de todos os produtos vendidos, das despesas de operação e das despesas líquidas.

O próximo passo da operação é fazer a soma deste lucro operacional obtido anteriormente com a depreciação e a amortização que estavam previamente inclusas nas despesas de operação da companhia. O cálculo é feito dessa forma porque as contas descritas não representam, efetivamente, saída de caixa dentro do período em análise.

Existe outra conta necessária para que o indicador financeiro esteja completo. É preciso definir a despesa financeira líquida. Portanto, é possível dizer que o lucro operacional líquido anterior aos impostos recebe o acréscimo dos juros, da amortização e da depreciação.

Quando aplicar?

A aplicação do indicador financeiro, além da análise da origem dos resultados obtidos pela companhia, também é recomendada para medir a produtividade e a eficiência do trabalho da empresa. Isso é possível porque ela é capaz de eliminar decisões contábeis e efeitos do financiamento.

Fora isso, o Ebitda também pode ser usado para fazer uma comparação entre diferentes empresas, em pontos como a eficiência de trabalho dentro de um segmento de mercado previamente determinado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: