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Endomarketing: comunicação a favor de todos

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Kainos
07 de maio de 2018 - 18:02

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Uma crescente área da administração empresarial, o endomarketing é uma estratégia do marketing tradicional aplicada ao público interno das organizações; tem como principal objetivo a eficaz transmissão e absorção da linguagem e dos valores da empresa a todos os que a compõem. Essa área adquiriu um papel de grande relevância trabalhando em estreita relação e sinergia com a área de recursos humanos.

O conceito do endomarketing evoluiu bastante nos últimos trinta anos e continua em aperfeiçoamento; a evolução do consumidor – cada vez mais consciente de seu valor e sua capacidade de influência impulsionada pelas redes sociais – forçou as empresas a dirigirem o seu olhar às necessidades dos clientes, não apenas externos, mas também internos. O endomarketing buscará detectar as necessidades e anseios dos colaboradores para, em parceria com a área de R.H., elaborar ações para a sua satisfação e identificação com a empresa.

O endomarketing não são atividades esporádicas e isoladas com intuito meramente distrativo ao estilo da política do “pão e circo”. Trata-se de uma estratégia de relacionamento que busca a fidelização interna, uma maior assimilação da missão, visão e valores, um comprometimento sólido e a construção de marca desde dentro. Portanto, são ações planejadas que, se bem executadas, são capazes de reter os talentos, valorizar e capacitar cada membro da organização, motivar e aumentar a produtividade da empresa.

Um exemplo bem-sucedido de endomarketing se dá na Toyota. É natural em qualquer empresa que os novos colaboradores passem por treinamentos para exercer da melhor forma possível suas funções. Na Toyota, porém, esses treinamentos duram aproximadamente cinco meses; nesse período, os novos funcionários aprendem sobre a cultura da empresa, o funcionamento da fábrica e seus processos para que se sintam familiarizados e estimulados a contribuir com ideias e opiniões. A ideia é simples: quem conhece bem o lugar onde trabalha, é capaz de fazer a diferença e contribuir para melhorias.

As ações podem ser as mais variadas (campanhas, atividades internas ou envolvendo familiares, bonificação por resultado, treinamentos, palestras, parcerias com instituições), porém, é fundamental que por trás de tudo haja a transparência e coerência da organização na comunicação com seus colaboradores.

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