Jun
08

Entrevistador arrogante

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Folha de S.Paulo
07 de junho de 2016 - 18:00

Entrevistador-arrogante-televendas-cobranca

A situação de entrevista de trabalho não é confortável. Por mais que se esteja preparado, sempre há certa tensão. Por isso, o entrevistado deve pesquisar sobre a empresa –não apenas o local, mas o que ela faz, quais são os principais concorrentes e produtos e saber com quem terá a conversa (nome e cargo).

Essa situação que já é tensa fica pior quando o entrevistador não está preparado. As queixas e comentários de frustrações com entrevistas de trabalho são constantes e vão das consultorias especializadas aos departamentos de recrutamento e seleção das empresas desde os níveis iniciantes até os altos executivos envolvidos no processo.

Uma entrevista bem-feita pode economizar tempo no final do processo, mas ela não é rápida. Selecionar profissionais adequados para as vagas é estratégico. Custa caro para as companhias contratar o profissional errado. Causa frustração para o contratante e para o contratado. Ingressar em uma empresa por erro na seleção representa prejuízos financeiros e perda de tempo inestimável para os dois lados.

Alguns selecionadores, entretanto, erram muito quando iniciam o recrutamento e a seleção sem compreender o perfil da vaga e não se preparam adequadamente para a entrevista, sendo arrogantes e preconceituosos.

Muita gente boa deixa de ser contratado pois não passa na triagem por causa dos preconceitos.

Mais do que qualquer outro profissional, o selecionador deve evitar a todo custo os rótulos e prejulgamentos.

Há profissionais que se formaram em áreas diferentes das tradicionais requisitadas pelo solicitante e que são ótimos profissionais que desejam fortemente mudar de área. O responsável pela seleção deve ser aquele que percebe além do óbvio, além das aparências, e isso só será possível quando ele se libertar dos crivos e das convenções.

Uma das características mais desejáveis nas organizações de ponta é ter em seu time pessoas multifacetadas, com interesses diversos e com grande capacidade de adaptação e flexibilidade. Se quem escolhe não possui essas competências, como conseguirá identificar esses profissionais?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: