jan
21

Escassez de profissionais qualificados chega a 71% no Brasil

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Administradores.com
21 de janeiro de 2013 - 19:49

Escassez-de-profissionais-qualificados-chega-a-71-televendas-cobranca

Uma pesquisa global, realizada em 2012, pela consultoria de RH Manpowergroup traz dados alarmantes sobre o mercado de trabalho no Brasil

Uma pesquisa global, realizada em 2012, pela consultoria de RH Manpowergroup traz dados alarmantes sobre o mercado de trabalho no Brasil. O estudo aponta que, em todo mundo, o país está em segundo lugar, chegando a 71% de escassez de profissionais qualificados, perdendo apenas para o Japão.

E quem mais sofre com o problema da falta de mão – de- obra especializada são as empresas, que precisam contratar e não encontram os profissionais com as habilidades e competências que precisam. Assim, a alternativa é investir em retenção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da organização.

O que pode amenizar os efeitos negativos desta escassez, em meio a este cenário alarmante, é a criação de estratégias de gestão de pessoas adequadas a esta realidade nacional. “As lideranças são ainda mais essenciais neste momento marcado pela falta de profissionais, e se bem preparadas, é o que fará toda a diferença na retenção e atração dos talentos”, destaca o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, o Master Coach Senior, José Roberto Marques.

Outro cenário, uma nova realidade

Se já houve um tempo onde havia profissionais e o problema era a falta de empregos. Hoje caminhamos sentido contrário. Existem vagas em determinadas áreas, e o que impera é a dificuldade das organizações em encontrar quem as preencha.

Outra mudança ocorre no perfil dos profissionais brasileiros, uma vez que a população idosa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje chega a 12%, entre os quase 195 milhões de habitantes.

Estes profissionais, mais experientes, tem se mantido ativos, no mercado de trabalho, e tem ajudado a preencher esta lacuna da falta de qualificação, o que traz para as empresas um novo cenário de stakeholders, composto por várias gerações.

Assim, um dos principais desafios dos gestores de recursos humanos é conciliar as visões e anseios destes profissionais que viveram e vivem diferentes momentos no que tange a sua profissão. Qualificação é o maior atrativo de um profissional, e isso inclui dispor de competências técnicas e comportamentais.

“Unir a experiência dos mais “velhos” à capacidade de inovação das gerações mais jovens pode ser a solução das empresas para desenvolver e qualificar os talentos, e também seu grande diferencial”, finaliza o presidente do IBC.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: