Jun
21

Escrever à mão ajuda no desenvolvimento do cérebro e memorização

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
20 de junho de 2018 - 18:00

Escrever-a-mao-ajuda-no-desenvolvimento-do-cerebro-e-memorizacao-afirma-estudo-televendas-cobranca

A explicação mais simples é que a escrita manual cobra mais esforço e concentração do cérebro, o que facilita o processo de aprendizagem e consequentemente de memorização

No nosso dia a dia corrido e cada vez mais moderno é quase impossível dedicar um tempo ao treinamento da escrita com as mãos. Papel e caneta já não são tão populares assim e estão sendo substituidos por smartphones, tablets e computadores na hora de escrever um textou ou uma simples frase. Na educação infantil a situação não é diferente. Afinal de contas, é cada vez mais frequente o uso de equipamentos high tech em sala de aula e isso é causado por diversos fatores, como a preservação ambiental ao evitar o desperdício de papel, por exemplo. Mas não é especificamente disso que vamos tratar aqui.

Você sabia que escrever à mão é bem mais eficaz que digitar quando se quer armazenar alguma informação no cérebro?

Segundo o Hypeness, um artigo publicado recentemente no “The Journal of Learning Disabilities” mostrou que cientistas da Noruega constataram que pessoas que escrevem alguma informação à mão terão uma lembrança melhor da frase do que pessoas que apenas a digitaram. A explicação mais simples é que a escrita manual cobra mais esforço e concentração do cérebro, o que facilita o processo de aprendizagem e consequentemente de memorização.

O mesmo foi constatado pela professora Larin James, da Universidade de Indiana. James realizou diversos estudos do tipo com crianças e constatou que, ao escrever à mão, determinados padrões e regiões do cérebro estavam mais ativos do que apenas com a leitura de frases e textos ou digitação feita através de um teclado de computador, por exemplo.

“As letras que elas produzem são muito bagunçadas e variáveis, e isso na verdade é bom para o modo como as crianças aprendem as coisas. Esse parece ser um dos grandes benefícios da escrita à mão”, disse James.

Portanto, fica a dica: prova? trabalho? apresentação? escreva à mão (ao menos um esboço). Claro, sabemos que é muito mais árduo do que apenas digitar confortavelmente em um teclado, mas tal esforço pode gerar um resultado melhor e facilitar o seu trabalho em um momento importante.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: