May
17

Esqueça a ideia de “passar” na entrevista de emprego

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
16 de maio de 2018 - 18:00

Esqueca-a-ideia-de-passar-na-entrevista-televendas-cobranca

Em tempos de altas taxas de desemprego e com a possibilidade de precisar aguardar alguns meses para uma recolocação, muitos profissionais acabam se autossabotando através de uma cobrança excessiva em suas performances durante uma entrevista de emprego. Por isso, é fundamental reduzir estas interferências, para que todo o potencial possa ser utilizado e seu desempenho melhore.

Por: Henrique Gomes

Para iniciarmos este assunto é fundamental que você tenha em mente que da mesma forma que você está à procura de um trabalho a empresa onde você fará a entrevista também está ansiosa por talentos.

Neste contexto pois pensamentos são importantes:

Tire de sua cabeça a ideia de “passar” na entrevista! Esta frase que comemoramos e festejamos quando somos o escolhido, pode gerar sentimentos de reprovação pessoal e a sensação de não ser bom o suficiente, quando isso não acontece. Esta sensação, além de poder minar suas energias, faz aumentar sua ansiedade, preocupação e coloca seu foco na reprovação, afetando seu potencial. A verdade é que algumas vagas chegam a receber mais de 1000 currículos e por isso não se trata de passar ou não passar, se trata apenas de uma relação de oferta de emprego x procura. Você não é pior por não ter passado. Perdoe-me a comparação, mas é como um reality show que tem centenas de candidatos, alguns muito bons, mas somente um leva o prêmio. Se esta não foi sua vez, continue se preparando, como você está tentando fazer agora, levante a cabeça, coloque seu foco naquilo que você é capaz de fazer e siga animado para a próxima entrevista.

O entrevistador não é seu inimigo, nem um monstro! Conversando com algumas pessoas fica evidente o medo que estas têm da entrevista. Alguns pelas razões acima, outros pelas dificuldades que estão passando pela falta de emprego e outros ainda, pela maneira como vêm o entrevistador. Inconscientemente alguns associam o entrevistador com aquela figura do professor carrasco, que quer evitar o sucesso do aluno e este não é caso. O entrevistador tem uma tarefa a cumprir e será cobrado por isso! Também tenho visto muitos profissionais reclamarem de entrevistas sem retorno, entrevistadores despreparados e dinâmicas sem sentido. As razões podem ser as mais diversas, desde falta de conhecimento, falta de competência, ego, ou ainda, falta de tempo do entrevistador e sem querer defender a classe, imagine o tempo que leva para responder a centenas de candidatos informando que eles não passaram. O que talvez seja possível você fazer é questionar o entrevistador a respeito do processo, quais seus critérios de escolha, se existirão outras entrevistas, se ele pode te dar um feedback agora para que você aprenda e cresça com este momento e quando você pode ligar para falar com ele a respeito. Aqui a ação parte de você e se escolher também pedir um feedback ao final da entrevista, ouça com atenção e se necessário solicite que ele fale de comportamentos específicos. Não aceite, algo como foi bom ou gostei bastante de você. Peça que ele diga algo a respeito de seu comportamento na entrevista, de seu currículo ou de suas competências. Caso você não se torne um colaborador nesta empresa, estas respostas colaboraram com você, deixando-o mais preparado para a próxima e você estará ajudando no amadurecimento de nossos entrevistadores.

Agora que já refletimos sobre estas premissas compartilho algumas dicas simples e práticas:

Pesquise sobre a empresa. Descubra sua área de atuação, quanto tempo está no mercado, sua missão, sua visão e valores, quem é o CEO e, utilize estas informações na entrevista para responder possíveis questionamentos, para mostrar alinhamento, ou para questionar algo a respeito dela que você não sabe.

Mantenha-se atualizado. É importante saber sobre economia, política, um pouco de esportes em nosso contexto atual e sobre as notícias de sua área de atuação. Sei de casos onde alguns diretores perguntavam para os candidatos a gerentes quantos pães são vendidos em São Paulo. Evidentemente que a ideia aqui, não é acertar a respostas, mas verificar se o candidato tem informações atualizadas, se é antenado, se tem uma linha de raciocino clara ou ainda, como reage em momentos de improviso.

Alinhe sua apresentação pessoal. Com estas informações se adapte à empresa, pois ela possui uma cultura que deve ser entendida. É inadequado ir vestido com calça jeans e tênis na maioria das empresas da área financeira e também é inadequado vestir-se de terno e gravata para uma entrevista na maioria das startups, por isso, mostre flexibilidade, pois além de ser uma importante competência hoje em dia, você tem poucos segundos para causar uma primeira boa impressão. A propósito esteja atento à sua postura a partir do momento que chegar na empresa.

Aja naturalmente. Não isso não é incoerente com o tópico anterior. Se você agir tentando se controlar o tempo todo, poderá perder alguma informação importante. Observe o ambiente, a decoração e respire fundo algumas vezes para diminuir a ansiedade.

Utilize o método CAR. A maioria das empresas em que pude compartilhar o processo de entrevista por competência e em muitas outras, este método é muito utilizado. Basicamente, o CAR consiste em fazer perguntas relacionadas ao passado do entrevistado, observando o Contexto em que algo aconteceu, a Ação do candidato e os Resultados obtidos. Por isso, estruture suas respostas para explicar a situação na época, suas ações, os resultados e diga isso em uma única resposta. Alguns candidatos, por não estarem atentos à pergunta, respondem apenas parte da mesma, prepare-se antes e se quiser, procure na internet informações a respeito deste método.

Redes Sociais. Grandes empresas avaliam o perfil do candidato nas redes sociais além da entrevista e participar de grupos como eu odeio trabalhar, entre outros, pode construir uma imagem errada a seu respeito ou realmente evidenciar seus pensamentos. Tome cuidado.

Ensaie. Geralmente não é fácil falar de si mesmo e fica mais difícil quando acreditamos que o sonho do novo emprego depende destas respostas, por isso ensaie. Pesquise sobre as perguntas mais feitas nas entrevistas e crie suas respostas. Depois fale para você mesmo o que você escreveu, peça para alguém te perguntar e responda. Isso talvez diminua sua ansiedade no momento da entrevista e com seu emocional mais controlado você consiga explicar melhor sobre sua carreira até aqui e o que deseja daqui para frente.

Espero que estas dicas te ajudem em suas próximas entrevistas!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: