Jan
31
30 de janeiro de 2017 - 18:00

Esta-em-busca-de-uma-recolocacao-5-dicas-de-um-recrutador-televendas-cobranca

Por: Thays Almeida

Crise, falta de emprego, demissões em massa, o que fazer?

Considerando o momento crítico que estamos vivenciando no Brasil, fica muito fácil de lembrar a crise de 2001 ao presenciar o preço da energia elétrica subindo, inflação aumentando e pessoas perdendo seus empregos. Para piorar mais ainda o cenário, muitas pessoas ficam perdidas na hora de buscar uma recolocação no mercado e não sabem onde buscar uma saída.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar na hora de uma recolocação ou na busca de novos horizontes no mundo profissional:

1. Monte um currículo impecável!

É muito comum, nós recrutadores, nos depararmos com currículos sem um objetivo específico, com erros de português, páginas em excesso e informações desnecessárias.

Por esse motivo você não pode deixar de ficar atento nos seguintes pontos:

- O currículo precisa estar voltado para a área que está buscando:

Você não pode enviar um currículo para uma vaga de coordenação por exemplo com um objetivo dizendo que busca uma oportunidade de gerência. No caso, se estiver aberto para oportunidades diferentes, faça vários currículos, cada um voltado para uma área, e mande de acordo com cada oportunidade.

- Erros de português JAMAIS!

Um dos fatores que contribuem para que o recrutador rejeite o currículo antes mesmo de falar com o candidato são os erros de português, por isso tome muito cuidado e certifique-se de que seu currículo esta todo revisado antes de começar a enviá-lo.

- Currículo bem objetivo.

O tempo médio que um recrutador leva olhando cada currículo gira em torno de 6 à 10segundos, portanto, não faça um currículo de várias páginas com parágrafos enormes em cada experiência; uma boa dica é a descrição das atividades em tópicos, além de informações claras como formação, tempo em cada empresa, cursos relevantes, nível de conhecimento de outros idiomas e no máximo informações sobre os últimos 10 anos de experiência, não mais que isso, sendo válido lembrar a importância de informações fidedignas no currículo.

2. Esteja atento às redes sociais e sites de emprego.

Temos que encarar o fato que com o avanço da tecnologia, a cada dia que passa, mais incomum fica a entrega de currículos em papel como era feito antigamente, portanto, esteja preparado para a automação do recebimento de currículos.

Garanta que tem cadastro em todos os sites de empregos possíveis, mantenha sempre suas redes sociais atualizadas e adequadas, cuidado com as postagens e fotos que usa, mantenha seu LinkedIn atualizado e faça o máximo de conexões possíveis dentro da sua rede de interesses, e acima de tudo entre diariamente para acompanhar as oportunidades e garantir que não deixou nada escapar.

3. Entre em contato com consultorias.

Com o avanço do Recrutamento & Seleção, o número de consultorias espalhadas por todo o mundo aumentou muito. As consultorias de recrutamento, são empresas especializadas em prospectar vagas e buscar candidatos para essas vagas, portanto, uma boa opção é fazer uma busca na internet e listar as consultorias que fazem o tipo de vaga que esta buscando, em seguida entrar em contato com os headhunters, recrutadores, pesquisadores ou como preferir chamar e garantir que eles possuem seu currículo atualizado e estão cientes de que esta no mercado em busca de uma oportunidade.

4. Mire exatamente onde quer chegar.

Acima falamos de redes sociais, agora que já entendemos a importância delas, temos que aproveitar tudo de bom que elas podem nos oferecer. Uma ótima dica é você fazer uma lista das empresas dos seus sonhos, afinal para chegarmos no topo temos que mirar alto, certo? Então, para acertamos esse alvo, precisamos acima de tudo de coragem e networking. Com a lista das empresas dos seus sonhos em mãos, vá na página de cada uma delas no LinkedIn e as siga, além disso, seja corajoso e tente se conectar com o RH de cada uma delas e informe o seu interesse e disponibilidade de trabalhar com eles, quem sabe depois de algumas frustrações você não realize um dos seus sonhos!

5. Prepare-se para as entrevistas.

Já que agora sabemos tudo sobre como se preparar para o mercado, para fechar com chave de ouro temos que garantir que nos sairemos bem nas entrevistas, aqui vai alguns pontos de atenção:

- Saiba tudo sobre a empresa:

Jamais, em nenhuma hipótese chegue sem saber informações importantes sobre a empresa para qual aplicou, entenda o modelo de negócio, estude o posicionamento dela no mercado, os produtos e serviços que oferece detalhadamente e até mesmo o posicionamento dela quanto aos seus principais concorrentes.

- Respostas objetivas e concretas:

Garanta que seu discurso esta sendo objetivo e concreto, certifique-se de que está respondendo objetivamente o que o entrevistador esta te perguntando e use exemplos e ilustrações.

- Faça perguntas:

Chegou a hora dos negócios, quando você vai para uma entrevista não é apenas você que tem que atender aos interesses da empresa, a empresa também tem que atender aos seus, portanto faça perguntas! Pergunte sobre a cultura, dia-a-dia, escopo de trabalho, clima, possibilidade de crescimento e principalmente quais são as expectativas que eles têm quanto a esse novo funcionário.

- Tenha uma postura adequada.

Como dizem: “A primeira impressão é a que fica!”. Portanto, escolha com cuidado a roupa que vai usar, seja básico e formal, sente-se de forma elegante, olhe nos olhos e seja firme quando estiver falando, afinal, todas as empresas querem funcionários seguros e bem alinhados.

Bem, agora que está por dentro de tudo do mundo do recrutamento é só levantar da cadeira e começar as buscas!

Seja você o “Headhunter” das oportunidades…

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: