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05 de outubro de 2021 - 17:00

Exemplo-de-pos-venda-televendas-cobranca-3

Para fazer um excelente pós venda, é fundamental que a empresa conheça profundamente os desejos e necessidades de seus clientes e ouça o que eles têm a dizer. Para isso, é necessário que entre em contato com eles não apenas para perguntar isso, mas também para mostrar que se preocupa e que está ali para que sua experiência depois da compra seja a melhor possível, um sucesso. Em outras palavras: é preciso garantir que todas as promessas feitas antes da venda se concretizem em realidade após a venda.

É por isso que, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o processo de venda de um produto ou serviço não termina quando o cliente paga pela solução adquirida.

O que é pós-venda?

Conforme adiantamos na introdução deste conteúdo, o pós-venda é a etapa do processo comercial que ocorre após o fechamento de uma negociação.

O pós-venda se refere a um conjunto de práticas que visam manter contato com o cliente para garantir que ele tenha uma boa experiência com o produto ou serviço adquirido ou obter feedback sobre o que pode ser melhorado.

Além disso, o pós-venda é uma etapa essencial para construção de um relacionamento de longo prazo com os clientes e para a garantia de sua satisfação.

É no pós-venda que a empresa se prontifica a ajudá-lo no que for preciso durante a utilização da solução comercializada, desde o esclarecimento de dúvidas simples até o suporte técnico relacionado a defeitos ou falhas de uso.

Quando o pós-venda é bem feito, a empresa consegue influenciar positivamente a percepção de valor que o cliente tem sobre a marca. Isso contribui bastante para que o cliente volte a adquirir os produtos e serviços da empresa, garantindo a sustentabilidade e renovação do ciclo de vendas.

Exemplo de pós-venda: 3 estratégias para se inspirar

Para que você possa entender melhor o que e como funciona o pós-venda, nada melhor do que um bom exemplo de pós-venda. Um não, 3 na verdade.

Veja a seguir 3 bons exemplos de pós-venda e entenda como essa etapa acontece na prática.

1. Descontos para próximas compras

Este primeiro exemplo de pós-venda é um dos mais comuns. Alguns dias ou semanas após a venda de um produto ou serviço, a empresa pode entrar em contato com o cliente para oferecer a ele algum tipo de desconto na próxima conta.

Esse tipo de ação é muito comum entre as empresas de aplicativo de entrega. No caso do iFood, por exemplo, eles mandam diariamente notificações nos celulares de seus clientes, alertando-os sobre cupons para os próximos pedidos.

2. Aproximação com o cliente via e-mail

Neste segundo caso, temos um exemplo de e-mail pós-venda.

A HBO GO é uma plataforma de streaming de produções audiovisuais, como séries, filmes e documentários.

Para se aproximar dos seus clientes e desenvolver uma boa relação com eles, a empresa faz uma ação de pós-venda que consiste no envio de e-mail com sugestões do que o assinante pode assistir no fim de semana.

Neste exemplo de pós-venda, o e-mail também mostra os títulos que estão para estrear. Assim, essa também acaba sendo uma forma de reter os clientes caso haja um filme ou uma série que seja do interesse dele.

As sugestões são feitas com base nas produções que o usuário assistiu recentemente ou marcou como “Gostei” na plataforma.

3 – Suporte técnico via chatbot

Os chatbots são ferramentas que vêm ganhando cada vez mais popularidade entre as empresas. Por meio desses robôs conversacionais, é possível automatizar o suporte técnico oferecido aos clientes, o que também é uma ação que faz parte do pós-venda.

Com respostas programadas e inteligência artificial, os chatbots podem ajudar os clientes a esclarecer dúvidas e executar procedimentos sem a ajuda de um atendente humano.

Empresas de telefonia e bancos, por exemplo, utilizam chatbots para prestar suporte aos seus clientes.

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