Inspirada no livro “Micro-hábitos: Pequenas mudanças que mudam tudo”, Talita Oliveira, da Companhia de Idiomas, dá dicas para transformar o ato de estudar inglês em atividade simples e facilmente realizável
O inglês faz parte de seus planos ou até mesmo um sonho que ainda não está em prática? Ou você começou a estudar, talvez até faça aulas/curso, só que ainda não conseguiu encaixar o estudo na sua rotina?
Talvez os micro-hábitos sejam tudo que você procura!
A ideia, inspirada no livro Micro-hábitos: Pequenas mudanças que mudam tudo, de BJ Fogg, é pensar naquilo que realmente importa para você e transformar em uma atividade extremamente simples, mas facilmente realizável.
Um exemplo que pode parecer um pouquinho absurdo: “Depois de escovar os dentes, vou passar o fio dental em dois dentes, e depois disso, vou comemorar”.
A ideia do autor foi simplificar para que o hábito sempre acontecesse. Claro que, depois de um tempo fazendo isso, o hábito naturalmente cresceu e ficou muito fácil.
A parte da comemoração é também superimportante… vai ser necessário pensar o que funciona para você e que realmente provoque sentimentos de felicidade. E deve vir logo após a realização do hábito (e até durante, na verdade).
Um sorrisão, um gesto de celebração, você pode testar e descobrir o que te fazer sentir bem.
É bom também que você saiba exatamente quando seu micro-hábito será encaixado na rotina. Um bom momento, por exemplo, seria logo depois de um hábito muito fixo que você já tem. E lembre-se de não contar só com a sua memória.
Facilite seu contexto, crie lembretes que ajudem e, mais uma vez, o momento que finaliza um hábito já muito fixo pode ser a melhor deixa para o novo.
Muito teórico? Vamos falar em termos práticos então!
Aqui vai uma lista de ideias com oito hábitos de estudo de inglês. A sua tarefa será pensar em como simplificar esses hábitos em micro-hábitos (vamos deixar dois exemplos já simplificados).
A lista traz somente ideias. Você pode usar sua criatividade e seus gostos para criar sua própria lista e transformar em micro-hábitos. Depois, é só encontrar os momentos na sua rotina e encaixar.
Ouvir uma música, aprender a cantar/ler em voz alta e pesquisar palavras;
Ouvir um podcast curtinho e fazer anotações;
Encontrar colegas/amigos para praticar com você no WhatsApp (escrevendo ou com áudios);
Escolher dois ou três canais no YouTube com conteúdo interessante para assistir;
Assistir Ted ou Ted Ed com ou sem legenda (dependendo do seu nível e clareza do falante);
Assistir uma parte de uma série/filme sem legenda ou com legenda (adequado ao seu nível) em inglês e anotar algumas expressões;
Baixar dois ou três apps para utilizar com frequência (Lyrics training, Quiz your English etc.);
Ler uma notícia em inglês por dia.
Um exemplo transformado em micro-hábito: ouvir uma música, ler a letra em voz alta e anotar duas palavras novas. Dá para fazer em menos de 5 minutinhos, hein?
Exemplo 2: assistir uma parte de uma série/filme sem legenda ou com legenda (adequado ao seu nível). Nesse caso, você vai escolher menos de 5 minutos para ver em inglês e anotar duas palavras novas também.
Talvez você esteja pensando que só um pouquinho por dia não seja o suficiente… ou que não faça diferença. Mas vamos refletir! Se você sabe que sempre quer colocar mais tempo e nunca consegue… muito melhor estabelecer algo menor que sempre aconteça, do que um plano que nunca entra em prática.
Não subestime a diferença que o “pouquinho por dia” pode fazer!
Divirta-se! Enjoy the journey.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.