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Feedback: De gestor para gestor

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
29 de janeiro de 2019 - 18:02

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Embora o assunto FEEDBACK esteja presente no dia a dia das empresas, é preciso que o mesmo seja tratado, de fato, com a relevância merecida.

Por: Andréa Guedes

Feedback: palavra inglesa que significa “retroalimentar” ou dar uma resposta, um retorno.

Muita utilizada no meio corporativo, também é conhecida, nos corredores empresarias entre um cafezinho e outro como “feedcraw” ou “fodeback”.

Só por esses dois termos, já podemos ver que na maioria das vezes esse “retorno”, não é bem visto por quem os recebe. Seria devido a imaturidade? Resistência? Conformismo? Nem sempre!

Todos nós, com certeza, já recebemos informações e treinamentos de como aplicar um feedback e quais são as regras para fazê-lo e que sim, ele pode (e deve) ser bom!

No entanto, sabemos que muitas vezes, a prática se difere (e muito) da teoria. Constantemente, saem artigos nas mídias mostrando que grande parte dos funcionários pedem demissão de seu Líder e não da empresa onde trabalham e podem ter certeza, que em algum momento, a falta de feedback ou o recebimento dele de uma maneira inadequada seguem como um dos principais motivos.

Embora haja algumas receitas prontas de como aplicar um feedback, precisamos primeiramente levar em conta que as pessoas são diferentes entre si, ou seja, o feedback que eu recebo não deve ser do mesmo jeito que minha colega de trabalho deverá receber, mesmo se tratando do mesmo assunto.

Feedbacks pontuais, aplicados no tempo correto são importantíssimos, os apenas pro-form não! Aplicar por aplicar, falar por falar, para se manter em dia com o RH da empresa, não são efetivos, deixar o sentimento pessoal e não o profissional dominar a situação, também não!

É fato que em algumas situações, o feedback precisa ser muito mais incisivo, mas isso de maneira nenhuma poderá indicar desrespeito, tanto para quem aplica, quanto para quem o recebe.

Algumas pessoas ainda não sabem assimilar um feedback, não o aceitando e tratando sempre como críticas negativas e sem dúvida, provavelmente tornará mais difícil uma possível ascensão dentro da Companhia.

De qualquer maneira, precisamos dar mais do que a costumeira atenção para esse assunto que embora seja “corriqueiro” é importante não só para o crescimento do funcionário, como também da empresa.

Simples assim, pronto!

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