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19 de maio de 2025 - 17:03

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Por que é tão difícil chamar a atenção dos clientes?

A grande verdade é que as mensagens publicitárias comuns nem sempre funcionam para promover um produto ou serviço. Logo, é importante que as empresas usem certas palavras que servem para chamar a atenção do cliente.

Até porque você deve capturar a atenção dos prospects logo nos primeiros segundos ou sua mensagem de vendas será ignorada. Simples assim.

Isso é válido principalmente quando falamos sobre vendas online.

Para você ter uma pequena ideia desse fato, um estudo feito por pesquisadores canadenses descobriu que as pessoas formam uma primeira impressão sobre um site em apenas 50 milissegundos (0.05 segundos).

Logo, é possível afirmar que suas vendas dependerão diretamente do seu poder de atrair o olhar do seu público o mais rápido possível.

Dito isso, buscamos 4 técnicas comprovadas de como usar sua mensagem para capturar rapidamente a atenção de um prospect.

Vale destacar que essas técnicas se aplicam a qualquer meio em que você estiver usando: comerciais, internet e discursos de vendas.

Frases para chamar atenção de clientes: como o viés cognitivo pode ajudar?

Palavras que chamam atenção de clientes e prospects costumam fazer mais do que só atrair o olhar. Elas também ajudam a incentivar o fechamento da compra. Porém, para entender como isso funciona, primeiro é preciso conhecer o termo viés cognitivo.

De maneira bem simplificada, o viés cognitivo é uma espécie de atalho mental que nosso cérebro usa na hora de tomar uma decisão.

E não existe apenas um viés cognitivo. Na verdade, há vários que podem ser usados para aumentar as vendas. Um exemplo é o chamado “efeito de adesão” ou “efeito manada”.

Basicamente, ele diz que as pessoas costumam agir de certa maneira porque veem muitas outras fazendo o mesmo.

Para entender melhor, confira o seguinte exemplo. Digamos que uma pessoa está procurando um tênis novo. A chance de optar por um modelo “da moda”, que é o mais usado pela maioria, é muito grande.

Essa atitude vai se multiplicando e, assim, na hora de comprar um tênis, muitos outros optarão pela marca em destaque. Essa é a base da teoria do viés cognitivo, deu para entender?

4 técnicas para elaborar frases que chamam atenção de clientes

Agora que você sabe o que é viés cognitivo, aqui estão 4 técnicas comprovadas que você pode usar para capturar rapidamente a atenção de um prospect. Lembrando que elas se aplicam a todos os meios, viu? Sim, isso inclui a internet!

Faça uma indicação dramática

Este tipo de frase se baseia em dois vieses cognitivos:

expectativa exagerada: baseada em estimativas, tendemos a acreditar nelas quando são muito satisfatórias, em vez de dados reais;

efeito contraste: quando se tem contato com algo muitas vezes maior comparativamente a outras alternativas.

Quando vemos uma propaganda ou campanha de marketing que fisga nossa atenção na TV, um outdoor que nos deixa curioso, um post na rede social que faz parar o feed ou até mesmo um discurso de vendas que faz com que queiramos saber mais, provavelmente fomos vítimas de uma declaração dramática.

Afinal, uma dose de drama, mesmo que muitas vezes exagerada, acaba atraindo os consumidores. Essa é a maneira mais óbvia de chamar atenção de alguém.

A seguir, separamos alguns exemplos de frases para chamar atenção de clientes.

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Dobre suas vendas e reduza as despesas de publicidade.

No final, sua declaração dramática será ainda mais eficaz quando descrever um grande benefício para o prospect.

Entretanto, tome cuidado com as falsas promessas, pois não estamos falando para você enganar ninguém, apenas comunicar seu valor de maneira atrativa.

Surpreenda com algo inesperado

Este tipo de frase usa o viés de distinção. Ele faz com que as pessoas não pesem bem duas alternativas quando analisadas em conjunto – comparativamente – do que se as analisassem uma de cada vez.

Isso pode ser usado para estimular a tomada de decisões nas pessoas, ao surpreendê-las com condições especiais. Até porque as surpresas sempre atraem atenção.

São quase como uma flor sendo entregue no trabalho de uma esposa ou namorada em uma data fora de época. Ela ficará surpresa e encantada e, de quebra, deixará todos ao seu redor surpresos e encantados.

O exemplo acima foi um tanto quanto utópico, mas demonstra bem como sempre é possível tirar proveito das surpresas.

Logo adiante, veremos um exemplo prático de como usar uma surpresa em favor do seu discurso e, assim, ganhar a atenção do seu cliente.

Exemplo prático do viés de distinção

Imagine que você recebe uma ligação do vendedor de um fornecedor, com um desconto de 10% para adiantar seu pedido no mês, se fizer isso até o dia 30.

As chances de você realmente adiantá-lo, já que ganhará um belo desconto, serão bem maiores, não é mesmo?

Você pode até comprar um pouco mais de coisas do que compraria normalmente ou que compraria em outro fornecedor. Porém, com um desconto de 10%, a transação parece valer mais a pena.

Essa surpresa chama a atenção e gera um pedido de vendas durante um mês que você nem havia planejado comprar nada com esse fornecedor.

Exemplo deste tipo de frase para chamar atenção de clientes

Um cliente acaba de fechar um pedido e o vendedor liga dizendo isso:

– Já feche o pedido para o próximo mês e te daremos o dobro de prazo para pagar a primeira fatura. Isto é, você faz o pedido deste mês e o do outro também e só paga tudo daqui a 3 meses!

Faça uma pergunta provocativa

Aqui, o viés de backfire effect é usado. Neste caso, ao fazer um ataque a uma crença da pessoa, a atenção é atraída para que ela se defenda da afirmação.

Contudo, no final, é preciso deixar claro que se tratava de uma provocação e que a oferta, na verdade, reforça a crença da pessoa.

Imagine abrir uma correspondência em sua mesa e se deparar com a seguinte pergunta: “se você é um executivo tão inteligente, por que não está gerando uma renda de 6 dígitos?“.

Não conheço muitas pessoas que poderiam resistir a essa forma de chamar a atenção de clientes. Em especial se elas realmente não geram uma renda de 6 dígitos.

Essas questões provocativas “assustam” seus potenciais clientes e os obrigam a saber mais, continuar perguntando ou ler sua apresentação. De qualquer forma, eles conhecem mais sobre a empresa.

Personalize

Este tipo de abordagem está mais ligada ao viés de ancoragem ou do focalismo. Ele prega que tendemos a dar mais credibilidade às informações que já conhecemos e que, portanto, nos parecem familiares.

Aqui, você usa frases que concordem com uma opinião já formada pelo público-alvo.

A personalização também serve para atrair a atenção imediata. Isso porque é uma forma de segmentação em que se definem as características e preferências de certos grupos de clientes.

Você pode desde usar uma técnica mais individualizada (quando tem poucos clientes) até uma orientada por grupo, na qual é possível segmentar por nomes, sexo, ideias e etc.

Use a primeira opção quando estiver se comunicando diretamente com uma pessoa por e-mail, correio postal, telefone ou reuniões.

Uma forma de fazer isso é usando o nome do seu prospect, já que isso traz mais proximidade e ajuda a criar uma relação de confiança.

Porém, cuidado: só personalize com um nome quando estiver se comunicando diretamente com o prospect.

Qual técnica usar com leads e prospects?

E como criar vínculo pessoal com potenciais clientes e fazê-los visitar seu site, ler o anúncio ou ouvir o comercial no rádio?

Para isso, deve-se usar a técnica de personalização em grupo, referindo-se às características conhecidas do mercado-alvo, com frases que chamem a atenção, tais como as que você verá a seguir.

“Quando você começou seu negócio…”, para os empreendedores.

“Seu time de futebol predileto…”, para os fãs de esportes.

“Toda mãe sabe…”, para mulheres com filhos.

Essa abordagem não costuma ser tão eficaz quanto usar o nome de uma pessoa, mas ainda atrai a atenção porque seu potencial cliente reage achando que se trata dele, naquele momento.

Aprender como chamar atenção de clientes com frases é importante, mas se você não souber que perguntas fazer, depois disso, para entender suas necessidades, tais esforços podem não dar em nada.

Frases para chamar atenção de clientes no Instagram

Assim como o e-mail, as redes sociais são um canal de comunicação altamente competitivo. O potencial cliente rola o feed e se depara com muitíssimas informações e anúncios. Logo, é preciso saber se destacar para ganhar a sua atenção.

E uma das melhores maneiras de fisgá-lo é usar frases e palavras de impacto.

É claro que cada marca possui seu público. Porém, de modo geral, dá para adaptar as frases para chamar atenção de clientes no Instagram ou Facebook e trazê-las para a realidade do seu negócio.

Veja 10 exemplos para se inspirar!

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