Nov
25

Gerenciadoras de Risco: o que são e qual seu papel?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: ID Wall
24 de novembro de 2021 - 17:04

Gerenciadoras-de-risco-televendas-cobranca-3

As Gerenciadoras de Risco são responsáveis pelo Plano de Gerenciamento de Riscos e atuam dentro da cadeia de transportes para mitigar os riscos da operação. Essas empresas atuam de forma estratégica para atender os critérios estabelecidos no contrato de seguro, firmado entre uma seguradora e a empresa de transportes.

Dessa forma, é possível preservar a vida do motorista, os equipamentos e a carga que está sendo transportada. Neste artigo, você vai entender como é o trabalho das gerenciadoras de risco e porque são importantes para as empresas que atuam no setor de transportes.

Qual é o papel das Gerenciadoras de Risco?

O papel das Gerenciadoras de Risco envolve a organização, o planejamento e ações para minimizar os riscos e os seus efeitos para as transportadoras. Considera-se como risco toda e qualquer atividade que possa colocar a empresa em uma situação que não ofereça segurança completa.

No caso das transportadoras, o próprio transporte é arriscado, pois o veículo pode sofrer uma colisão, que vai colocar a integridade física do motorista ou passageiros em risco, um roubo de carga, atrasos na entrega, produto ser danificado no trajeto, contratação de profissionais com antecedentes criminais, fraudes, imperícia dos motoristas etc.

As Gerenciadoras de Riscos devem mapear todos os possíveis riscos para o negócio e desenvolver um plano de gerenciamento para evitá-los ou minimizar seus danos.

Por que contratar uma Gerenciadora de Risco?

Em teoria, a própria transportadora poderia fazer o seu Plano de Gerenciamento de Riscos. A empresa tem amplo conhecimento sobre os riscos em torno do negócio, por isso conseguiria mapeá-los e buscar formas de contorná-los. No entanto, a transportadora precisa lidar com outras tarefas, que também são estratégicas para o negócio.

Terceirizar esse processo para uma empresa especializada é uma forma de garantir que a transportadora terá alguém ou uma equipe focada naquela atividade. Com isso, o gerenciamento de riscos é mais efetivo. Além disso, ao contratar uma gerenciadora de risco, as transportadoras conseguem:

evitar gastos e ocorrências que podem prejudicar o negócio;

garantir o cumprimento de prazos acordados;

garantir que os produtos serão entregues;

evitar os roubos de carga e as fraudes;

entre outros problemas.

As empresas que mapeiam seus riscos e atuam estrategicamente para evitá-los conseguem melhorar seus processos e se tornar mais competitivas no mercado.

3 formas de minimizar os riscos no transporte de cargas

Tenha um plano de gerenciamento de riscos

Mesmo que você não esteja pensando em contratar uma gerenciadora de riscos neste momento, sua empresa precisa ter um plano de gerenciamento de riscos. O plano serve para que você possa identificar os possíveis riscos para o negócio e consiga agir para evitá-los ou minimizar seus impactos.

Garanta o cumprimento das leis

O transporte de cargas está sujeito a diferentes tipos de fiscalizações. Principalmente nas estradas, os motoristas podem ser parados a qualquer momento por um órgão fiscalizador. Caso isso aconteça, veículo, motorista e carga precisam estar em conformidade com a legislação.

Algumas medidas que você precisa se atentar:

Adote um processo de verificação de documentos para ter mais segurança na contratação dos motoristas;

mantenha a documentação do veículo em dia;

respeite as jornadas dos profissionais;

não transporte mais carga do que o caminhão é capaz;

informe-se sobre todas as leis que abrangem o seu setor e os caminhoneiros.

Estar em conformidade com a lei é fundamental para evitar apreensões, multas e punições mais graves

Cuidado com as contratações

Diversos problemas de roubo e desvios de carga poderiam ser evitados com processos de contratação mais eficientes. Fazer uma verificação simples dos dados e do histórico profissional dos motoristas não é suficiente para evitar que os crimes aconteçam com a sua empresa.

O ideal é ter um processo de validação de motoristas mais eficiente, que verifique desde multas e infrações do motorista, até a situação da sua CNH no Detran, processos contra o profissional e a veracidade do documento apresentado.

Toda essa consulta é extremamente trabalhosa e demorada para ser feita, pois é preciso consultar diversas fontes sempre que um novo profissional for contratado. A solução para agilizar essa atividade, ter maior eficiência e acurácia nos resultados é utilizando uma automação.

A idwall pode ajudar na verificação e validação de dados dos motoristas de forma automatizada. Com algumas soluções, como o background check, OCR e Face Match, que fazem essa verificação em bases de dados públicas e privadas, a sua transportadora tem acesso a relatórios detalhados que ajudam a confirmar que o motorista está apto para fazer parte da sua equipe.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: