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29 de outubro de 2019 - 17:01

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Quando o assunto é gestão de telecomunicações há várias características interligadas e que precisam de total atenção do gestor da equipe, desde o tempo que leva cada chamada até a despesa total com esse serviço.

Porém, nem sempre esses aspectos estão bem esclarecidos e é por isso que existe o TEM (Telecom Expense Management), que significa a Gestão de Despesas em Telecom. Esse setor dentro de uma empresa é importante em qualquer segmento e influencia diretamente no crescimento do negócio. Pela importância e a demanda de usabilidade, principalmente em grandes empresas, a chance de se perder o controle são grandes e o gerenciamento é importante.

Afinal, o que é TEM e como isso afeta a gestão de telecomunicações?

O conceito de TEM visa, justamente, dar clareza aos custos e despesas com telecom de uma empresa e promover uma gestão de telecomunicações mais assertiva. Essa técnica ajuda na organização a identificar falhas, além de agilizar os processos e melhorar a utilização dos recursos disponíveis para o negócio.

Esse tipo de gerenciamento pode auxiliar a organização em algumas frentes. Entre as mais importantes estão:

- Gestão de contratos;

- Gestão de inventário;

- Gestão de faturas;

- Gestão de uso;

- Gestão de despesas.

- Gestão de contratos

A gestão de contratos consiste em avaliar os serviços fechados com as operadoras de telefonia. No contrato está descrito o que foi negociado entre as empresas, quantidade de linhas, minutos, pacote de internet, ligações interurbanas, dentre outras características.

Analisando esses dados é possível ter clareza sobre o que está realmente sendo usado e o que está sendo pago sem uso. Assim, a empresa pode renegociar contratos para as reais necessidades do negócio. Também é possível avaliar se a operadora está cumprindo com o que foi contratado, tanto em questões de serviço quanto em relação às cobranças.

Gestão de inventário

O inventário é também parte fundamental na gestão de telecomunicações. Afinal, seria impossível levar a área adiante sem os equipamentos necessários para desempenhar bem sua função. Sendo assim, ter ciência de cada item importante para o seu trabalho e ter controle sobre a usabilidade e funcionamento deles torna-se mais do que essencial para o andamento do trabalho desempenhado pela equipe.

Gestão de faturas

Principalmente em grandes empresas, não é difícil que a avaliação detalhada de faturas telefônicas não receba a atenção devida. O conceito de TEM também vê nesse tipo de gestão uma questão de grande importância para a organização.

Quem não tem o controle das faturas pode perder dinheiro sem saber, porque, infelizmente, estão sujeitos a erros de sistemas e você, provavelmente, já ouviu falar sobre cobranças duplicadas, cobranças indevidas e outros problemas que surgem com as operadoras.

A gestão de faturas é importante nesse caso para evitar que esse tipo de situação aconteça na sua empresa e, caso já tenha acontecido, seja possível pedir a contestação de valores e ressarcimento por parte da organização de telefonia.

Gestão de uso

Você tem conhecimento sobre como os seus colaboradores vem usando os equipamentos e os serviços contratados com as operadoras? Será que o gasto mensal com telefonia móvel, por exemplo, é realmente devido? Aquelas reuniões por telefone precisam mesmo durar horas?

– Como analisar ligações com um gravador de chamadas

As operações estão nas mãos dos seus funcionários, mas gerenciá-las é fundamental para ter controle sobre como elas caminham na organização.

Gestão de despesas

Todos os tópicos de gestão de telecomunicações que citamos acima impactam diretamente nas despesas. Isso porque ter controle sobre tudo o que é gasto na organização livra o negócio de surpresas de impacto negativo.

Além disso, reconhecendo as falhas, os gastos desnecessários e as cobranças indevidas é possível ter mais recursos disponíveis para investir no crescimento do negócio e demandas que têm mais necessidade.

– Case de sucesso: uma gestão de telecom de resultados

Para ter clareza sobre tudo isso, você pode contar com o auxílio de uma plataforma de voz completa e fazer o monitoramento desses aspectos em um só local. É o caso do NXT3000 que ajuda a identificar esses problemas operacionais e, consequentemente, auxiliam na redução de custo. Com ele é possível gerenciar toda a operação por meio de um dashboard e manter-se sempre no controle.

E, então? Viu como o TEM pode agregar ao seu negócio? Quer investir na gestão de telecomunicações, conquistar melhorias e alavancar a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça outros benefícios da nossa plataforma de voz!

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