Oct
16

Linkedin: Algumas práticas que podem prejudicar sua imagem na rede

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Indústria Hoje
15 de outubro de 2013 - 18:02

Linkedin-algumas-praticas-que-podem-prejudicar-sua-imagem-na-rede-televendas-cobranca

Por: Fabio Henrique

O Linkedin se tornou uma grande rede social de contatos profissionais. Veja dicas de como manter uma boa imagem na rede.

Prezados, desde que comecei a utilizar o Linkedin há algum tempo, percebi logo que é uma rede social fantástica, que abre oportunidades de novos contatos e o mais importante, conhecimento. Com o tempo minha rede foi crescendo e conta hoje com muitos contatos que contribui muito para meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Com o uso diário do Linkedin, comecei a perceber algumas ações que no meu ponto de vista não cai bem para uma rede social voltada para o meio profissional, abaixo vou listar alguns pontos que você deve tomar cuidado e dar uma repensada no seu modo de agir.

Alguns tópicos são dicas de como conseguir bons contatos e manter um bom relacionamento com eles. Leia com atenção e se tiver algo que você esteja errando, corrija assim que terminar de ler este texto.

1 – Cuidado com os dados profissionais.

Bom este ponto com certeza é um dos mais importantes, ter uma descrição verdadeira sobre sua formação e carreira é muito importante, pois, o Linkedin funciona como uma vitrine onde cada dia mais empresas utilizam esta ferramenta para encontrar talentos.

Com seus dados fielmente escritos não causará nenhuma má impressão em uma possível entrevista para uma vaga de trabalho.

2 – Atenção com sua foto… “Uma imagem vale mais do que muitas palavras”

Bom, este ponto também é muito importante. Ao utilizar fotos, busque sempre uma foto onde você possa transmitir a quem está do outro lado da tela simpatia, profissionalismo e confiança.

Evite colocar fotos com fundo mostrando viagens, cachorro dentro do carro ou andando de motocicleta etc…

Coloque uma foto simples preferencialmente de meio corpo ou rosto. Outro detalhe é não deixar seu perfil sem foto e também não ficar trocando-a constantemente, isso pode atrapalhar sua visibilidade na rede.

A foto é importante, e a falta dela pode evitar que seu pretendido contato recuse o seu convite.

3 – Tenha um objetivo quando for Add um novo contato em sua rede

Tenha cuidado em ficar adicionando contatos a todo momento apenas para ver sua lista aumentar a cada dia. Tenha um objetivo ao escolher quem você deseja em sua rede. Procure primeiro contatar pessoas ligadas ao seu ramo profissional, ou na sua área de formação amigos ou colegas de trabalho que você teve no passado.

4 – Dê atenção aos seus contatos

Lembre-se que o Linkedin é uma rede social onde você busca contatos, desta forma então procure manter contato com as pessoas mesmo que estejam do outro lado do mundo. Ao Add um novo contato lhe mande uma mensagem de agradecimento, pergunte sobre a empresa, sobre o mercado e etc. Se você recebe um convite responda e agradeça,  se recebeu uma mensagem tente respondê-la o mais breve possível.

5 – Se você que divulgar algum serviço, empresa ou website cuidado

Se você usa o Linkedin para divulgar um serviço, empresa ou site de informações você não está errado, porém, fique atendo abaixo ao que não fazer, pois, isso pode fazer sua credibilidade cair com isso perder contatos.

A – Se você oferece algum tipo de serviço divulgue o mesmo algumas vezes na semana e não a todo o momento repetindo e mesma mensagem criando links a todo instante na pagina do seu contato. Veja se o seu serviço se encaixa no perfil dos seus contatos e de seus grupos.

B – Se você quer divulgar sua empresa o mais interessante e enviar uma mensagem diretamente para o contato que você deseja. Publicar no mural algo sobre sua empresa não pega bem.  Lembre-se você é um profissional. Outro dia vi publicações no mural de ofertas de calças jeans. O Linkedin não é comércio eletrônico ou classificado de produtos para isso use o Mercado Livre, OLX , Ebay e outros.

C – Se você tem um Website e o mesmo tem relação com sua rede você pode usar o Linkedin para divulgar seus trabalhos, informações e etc. Porém, faça isso com cuidado, não fique a todo o momento publicando links repetidos apenas para gerar visitas em seu site, isso atrapalha a visualização dos updates dos demais contatos da rede de usuários. Publique no seu mural aquilo que realmente vai ser útil para seus contatos, faça isso no máximo duas ou três vezes ao dia. Eu costumo publicar uma vez ao dia para meus contatos e grupos noticias que irão contribuir de alguma forma para eles, como oportunidades de negócios, empregos, artigos interessantes e etc.

6 – Não ficar compartilhando tudo que vê na internet no Linkedin

Muitos sites contam com ferramentas para compartilhar um determinado assunto nas redes sociais. Tome cuidado com isso e não fique compartilhando e postando em seu mural tudo que você vê na internet e acha interessante e que talvez não tenha nada a ver com seus contatos.

Já vi compartilhamento de programas e softwares, receitas de bolo, tomem cuidado com este tipo compartilhamento. Isso atrapalha a visibilidade de algum assunto interessante de outro usuário uma vez que janela de updates do usuário ficará cheia de postagens suas sem agregar conteúdo relevante.

Prezados, vocês perceberam que o Linkedin é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional? Por isso fique atento com estes detalhes de comportamento  e aproveite da melhor forma possível a relação com seus contatos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (7)
  1. Parabéns pelas dicas, matéria muito pertinente para nosso dia a dia, seja pessoal ou profissionalmente.

    dicelia.silva@gmail.com em 29 de outubro de 2013 - 10:01
  2. Obrigado.
    É sempre importante lembrar de tais detalhes, pois com a intensa busca de oportunidades, acabamos nos desviando do verdadeiro foco profissional.

    Ariel Rodrigues em 28 de outubro de 2013 - 10:50
  3. Estas dicas devem ser sempre lembradas, o Linkedin é uma rede social para relacionamentos profissionais e não para exposição pessoal.

    Nadson em 27 de outubro de 2013 - 19:49
  4. Interessantes as dicas, pq assim o Linkedin pode realmente ser uma ferramenta p/ os profissionais, ao invés de somente mais um meio de relacionamento.

    Everton Hillesheim em 23 de outubro de 2013 - 10:07
  5. MUITO IMPORTANTE, VALEU A PENA!, OBRIGADO.

    MARCELO em 18 de outubro de 2013 - 09:19
  6. Parabéns,
    muito interessante as dicas.

    Luzinete em 16 de outubro de 2013 - 17:45
  7. Muito pertinente essa matéria com dicas para que o Linkedin seja utilizado como uma ferramenta de relacionamento profissional e que a cada vêz mais ela seja respeitada e diferenciada das demais.Parabéns Fábio Henrique, tem minha admiração, e respeito.

    Paulo Aurélio em 16 de outubro de 2013 - 10:12

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: