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LinkedIn: Brasileiros têm medo do que é postado nas redes sociais

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Convergência Digital
22 de novembro de 2016 - 18:00

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Uma pesquisa do LinkedIn feita com 15 mil pessoas de 19 países traz várias características sobre os trabalhadores brasileiros, mostrando que 41% adicionam colegas de trabalho nas redes sociais, estando entre os três países em que isso é mais frequênte. O Brasil fica em primeiro quando o assunto é se importar com o que os colegas vão pensar com o que é postado nas redes sociais.

Em relação ao ambiente de trabalho, 54,7% dos brasileiros afirmam vestir-se mais formalmente quando sabem que terão reuniões importantes e acham relevante esse comportamento. Além disso, a pesquisa mostrou que 7 em cada 10 brasileiros disseram que seriam honestos em caso de demissão. Um em cada quatro brasileiros acredita que é importante manter a foto do perfil de sua rede social atualizada.

O estudo também revela que 31,3% dos brasileiros entrevistados disseram que não contratariam alguém que não tivesse perfil no LinkedIn e 27,1% defendem a importância de atualizar o perfil constantemente. Segundo ainda o levantamento, a porcentagem de funcionários brasileiros que dizem mais “sim” do que “não” é maior entre os mais jovens – chega a 63,10% entre jovens de 18 a 24 anos e 63,30% para pessoas entre 25 e 34 anos.

Perfis com fotos nas redes sociais causam boa impressão. Sob o ponto de vista do recrutador, os profissionais no LinkedIn que trabalham nas áreas de recrutamento, moda, luxo e turismo tendem a mudar as suas fotos de perfil com mais frequência do que a média. Não por acaso, são os usuários mais vistos no LinkedIn. No Brasil, mais de um quarto dos trabalhadores disse que é importante atualizar regularmente a sua imagem de perfil (27%). No levanamento, a região Centro-Oeste (31,5%) é a que mais julga as pessoas pelo modo como elas falam. E por fim,  13,3% dos brasileiros afirmaram que julgam os colegas de trabalho pelas amizades.

Dos 19 países que participaram do estudo, a pesquisa conclui que o valor atribuído à marca de um profissional parecida entre os países, mas há algumas diferenças:

- Globalmente, mais de um quarto dos profissionais sentem-se motivados quando seus colegas falam do local de trabalho com sucesso.

- Na Índia, um quarto dos profissionais que trabalha em período integral veste-se de maneira formal, com ternos, por exemplo. Na outra ponta está a Suécia, onde apenas 3% dos entrevistados adotam um dress code formal.

- A Indonésia é o país com o maior número de usuários que pensa cuidadosamente em sua imagem de perfil profissional (51%). No Japão, apenas 4% importam-se com isso.

- Os profissionais estão falando mais em todo o mundo. Quando questionados sobre a única coisa que fariam diferente de quando começaram suas carreiras, mais da metade respondeu que iria desafiar seu chefe, emitir sua opinião, propor novas ideias, entre outros.

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