Dec
07
06 de dezembro de 2015 - 14:02

Lista-mostra-10-perguntas-inadequadas-em-uma-entrevista-de-emprego-televendas-cobranca

Em entrevistas de emprego, os recrutadores buscam descobrir o maior número de informações sobre os candidatos a uma vaga na empresa. Entretanto, algumas perguntas não têm relação direta com as qualificações do profissional e podem ser completamente discriminatórias. O site de carreiras americano “Glassdoor” listou algumas questões inadequadas, como indagações sobre religião, orientação sexual e estado civil. Os tópicos abordados têm como base a experiência nos Estados Unidos, mas também se aplica em muitos casos no Brasil.

A página lembra que uma pesquisa recente mostra que 40% das empresas têm receio em contratar mulheres jovens para evitar as despesas de uma possível licença-maternidade. Portanto, essas perguntas sobre a vida pessoal do candidato podem ser completamente decisivas e preconceituosas em uma entrevista de emprego.

1 – Você é casado?

Os empregadores não deveriam fazer perguntas sobre o estado civil do candidato. Apesar de um empregador pode fazer esta pergunta para saber mais sobre o seu tempo disponível, eles não podem escolher um funcionário por ser casado ou solteiro.

2 – Você tem filhos? Está pensando em ter?

Mais uma vez, os empregadores tendem a fazer esta pergunta para saber sobre a disponibilidade para o trabalho. Como se afirma no estudo mencionado anteriormente, os empregadores — de forma errada — usam crianças como fator determinante ao contratar um candidato ou não.

3 – Quantos anos você tem?

A discriminação de idade é um problema enorme que candidatos a um emprego enfrentam durante o processo de contratação. Os empregadores não deveriam perguntar a idade do profissional, ha quanto tempo trabalha ou o ano em que o candidato nasceu.

4 – Qual sua religião e quais feriados religiosos você acha importantes?

Os empregadores podem querer perguntas sobre as práticas religiosas do candidato apenas para saber mais sobre o estilo de vida e compromissos fora do trabalho. No entanto, eles legalmente não poderiam perguntar sobre a religião. Os empregadores podem perguntar se o candidato poderia trabalhar em domingos ou em feriados, mas não pode fazer qualquer indagação que busque revelar as crenças religiosas do profissional.

5 – Você tem alguma dívida?

Os empregadores não podem usar o histórico de dívidas do candidato como critério sobre a sua capacidade de realização no local de trabalho ou como um fator que indique falta de responsabilidade. Quando os recrutadores querem saber mais sobre as dívidas do profissional, eles devem pedir permissão antes de obter uma verificação de crédito.

6 – Você já foi preso?

Os empregadores não deveriam perguntar se o profissional já foi preso, mas podem perguntar se o candidato já foi condenado por um crime.

 

7 – Onde você nasceu?

Principalmente nos Estados Unidos e Europa, se o candidato falar com um sotaque, os empregadores podem querer perguntar a nacionalidade dele. Embora isso possa parecer uma pergunta inocente, é ilegal nos Estados Unidos, por exemplo.

8 – Quando foi a última vez que você usou uma droga ilegal?

Segundo o site, os empregadores não podem perguntar sobre o histórico de uso de drogas ilegais do candidato, mas podem questionar se o profissional é dependente de drogas ilegais.

9 – Você gosta de beber socialmente?

Nos Estados Unidos, os empregadores não podem perguntar sobre seus hábitos de consumo durante uma entrevista de emprego. Esta questão viola o Americans with Disabilities Act.

10 – Você mora perto?

Algumas vezes, os empregadores perguntam onde o candidato mora para determinarem a disponibilidade do futuro funcionário. No entanto, a empresa não pode usar o local para discriminá-lo durante o processo de contratação. Os recrutadores só podem perguntar se o empregado está disposto a mudar de cidade para ocupar a posição.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: