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08 de dezembro de 2020 - 17:00

Marketing-de-indicacao-televendas-cobranca-2

Você com certeza já comprou um produto que seus amigos disseram que era muito bom, ou pediu sugestões para familiares sobre algum serviço que precisava contratar e não sabia qual era o melhor fornecedor. Essa prática simples e comum é conhecida como marketing de indicação, ou referral marketing, e vem atraindo o foco de empresas de diversos segmentos.

A maior preocupação com essa estratégia de marketing resulta da percepção do peso que uma indicação tem na tomada de decisões dos clientes. Além disso, as redes sociais favorecem a troca de informações e, assim, as experiências com determinadas marcas, sejam positivas, sejam negativas, podem ser facilmente compartilhadas.

Quer entender como funciona o marketing de indicação e como ele pode favorecer o crescimento da sua empresa? Continue a leitura deste conteúdo!

O que é marketing de indicação?

O marketing de indicação pode ser compreendido como o marketing “boca a boca”, que ocorre quando clientes satisfeitos indicam produtos ou serviços para outras pessoas. Esses novos consumidores tendem a apresentar uma retenção muito maior do que os que chegam ao seu negócio por outros canais de venda, como mostra uma matéria da Harvard Business Review.

Outros dados confirmam a eficácia dessa estratégia: um levantamento do Buzzlead aponta que 92% dos consumidores em todo o mundo confiam plenamente na indicação de um amigo ou familiar, mais do que em qualquer tipo de propaganda.

Como colocar o referral marketing em prática?

Alguns passos podem ser seguidos para que um programa de referral marketing seja colocado em prática com sucesso. Conheça agora alguns dos principais passos do processo.

Ofereça incentivos

Para estimular as indicações dos seus clientes, vale a pena apostar em prêmios que motivem a prática. Oferecer descontos ou créditos em compras é uma excelente maneira de incentivar o compartilhamento de links. Para um melhor resultado, pense em prêmios que destaquem as ofertas da sua empresa perante a concorrência.

Comunique a inciativa com clareza

Mais do que criar um plano de incentivos interessante, é importante fazer com que seus clientes saibam da existência dele. Promova o sistema de benefícios nas redes sociais e em ações de marketing e não deixe de abordá-lo na sua comunicação oficial. Trate esse programa de indicações como o lançamento de um novo produto.

Faça com que o programa seja fácil de usar

Garanta que seus clientes consigam interagir com o seu sistema sem complicações. Considere se as pessoas terão facilidade para compreender e compartilhar o programa, mesmo que não sejam muito familiarizadas com a tecnologia.

Uma campanha deve também ser simples de aderir, sem o preenchimento de formulários enormes ou burocracias para o resgate das recompensas.

Treine seu time de funcionários

Um artigo publicado pela Entrepreneur mostrou que 92% dos programas de indicação falham porque os funcionários não sabem exatamente como eles funcionam e como devem apresentá-los aos clientes.

Promova uma capacitação eficiente e que incentive os colaboradores a participarem do programa, de modo que entendam como a oferta funciona e possam explicá-la aos consumidores. Esse cuidado tende a facilitar a divulgação e a resolução de dúvidas.

Conte com a ajuda de influenciadores

Os influenciadores digitais maximizaram o trabalho com indicações de produtos e sabem como ninguém o poder dessa estratégia. Por que não contar com uma ajuda de profissionais da área na hora de divulgar o seu programa?

Não se assuste depois se o seu produto viralizar e receber uma enorme procura, já que as redes sociais ampliam consideravelmente as ações de marketing.

Como grandes players estão usando essa estratégia?

As grandes empresas têm consciência do poder que o marketing de indicação possui e se esforçam para usar a estratégia na atração de clientes.

Saiba mais como marcas bem-sucedidas e inovadoras têm aplicado o referral marketing e inspire-se com os exemplos.

AirBnb

O programa de indicações da plataforma colaborativa AirBnb é modelado de acordo com as necessidades e preferências do cliente, com recompensas que variam de acordo com a cidade em que os usuários ficarão hospedados.

Além de adequar as recompensas a cada local, promovendo uma melhor ambientação dos hóspedes, essa abordagem ajuda a movimentar a economia local.

Nubank

O Nubank aumentou consideravelmente sua carteira de clientes, e o cartão roxinho é cada vez mais procurado. Esse crescimento da base de clientes tem grande influência do programa de indicações da empresa.

O sistema do banco digital foca a interatividade: para conseguirem acesso ao crédito, as pessoas podem ou fazer uma solicitação direta, informando seus dados, ou então aceitar o convite de um amigo que já usa os serviços. Os clientes que completam dez indicações de novos possíveis usuários recebem um brasão de reconhecimento.

Além da indicação, essa estratégia de relacionamento entre marca e cliente também é baseada em gamificação. E como resultado real do engajamento, a principal vantagem para as pessoas indicadas é que elas ganham prioridade na análise de crédito da empresa, recebendo o cartão mais rápido.

TripAdvisor

A premissa da existência do TripAdvisor é a recomendação de clientes sobre diferentes locais. Viajantes alimentam o portal com suas impressões sobre hotéis e restaurantes, como se fossem guias, ajudando outros usuários a encontrar os melhores lugares.

O ranking do site mede o grau de satisfação dos clientes e pode ser um dos fatores de pesquisa durante o planejamento das próximas férias. Também vale a pena usar o fórum do site, onde são solucionadas diversas dúvidas. A versão em inglês é bastante útil para quem busca destinos internacionais e pode ajudar mochileiros e pessoas que querem montar sua programação com horários de saídas de ônibus, por exemplo.

Uber

Uma das principais empresas de transporte coletivo do mundo também aproveita o marketing de indicação para ampliar sua rede de usuários. No app da Uber, são liberados códigos promocionais de desconto que podem ser compartilhados entre os amigos pelo WhatsApp. Quando uma pessoa recebe esse código enviado por um amigo ou conhecido, tende a ter mais confiança na empresa e usa essa promoção.

Agora que você sabe como funciona o marketing de indicação e de que modo ele pode alavancar o crescimento das marcas, comece a planejar a execução de uma estratégia. Para ter sucesso com o sistema de referral, leve sempre em consideração as particularidades do público-alvo e do modelo de negócio da sua empresa.

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