May
15
14 de maio de 2013 - 15:59 - atualizado às 18:03

Mulheres-preferem-equilibrio-entre-carreira-e-vida-pessoal-a-salarios-altos-televendas-cobranca

65% das mulheres gostariam de ter maior flexibilidade no local de trabalho.

Maioria no Brasil acha falta de plano de carreira um dos maiores desafios.

Estudo do Linkedin mostra que 63% das mulheres ao redor do mundo definem sucesso profissional como ter o equilíbrio perfeito entre trabalho e vida pessoal, e 74% acreditam que elas podem “ter tudo”.

Globalmente, a pesquisa identificou que o significado de sucesso profissional mudou drasticamente ao longo da última década. Enquanto hoje a maioria (63%) das mulheres profissionais define como sucesso ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, apenas 39% delas priorizaram esse fator 5 ou 10 anos atrás.

Neste mesmo período, a importância dada ao salário para definir realizações profissionais diminuiu de 56% para 45%, enquanto “ter um trabalho interessante” despontou como um medidor de sucesso, com 58%. Para 71% das mulheres profissionais no Brasil, encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal agora significa sucesso, o que de 5 a 10 anos atrás era de apenas 33%. Ganhar um salário alto significava sucesso a 63% das mulheres brasileiras, agora, apenas 51% têm essa visão.

As mulheres brasileiras se sentem confiantes sobre suas carreiras e otimistas sobre suas capacidades de terem um trabalho gratificante e vida familiar – 88% consideram suas carreiras “bem-sucedidas”, enquanto 85% acreditam que podem “ter tudo”. No entanto, o estudo mostra que 68% das profissionais brasileiras atualmente sem filhos acreditam que não vai desacelerar suas carreiras quando tiverem filhos, enquanto 32% acreditam que irão.

Em escala global, 65% das mulheres gostariam de ter maior flexibilidade no local de trabalho, e esse índice aumenta para 83% quando se trata de mães brasileiras que trabalham. Um ambiente de trabalho flexível foi colocado como o fator determinante de sucesso para a próxima geração de mulheres profissionais, de acordo com 90% das entrevistadas brasileiras, que consideraram isso mais importante do que ter “oportunidades de liderança” (75%).

Para 65% das profissionais no Brasil, a falta de plano de carreira é um dos maiores desafios. A desigualdade salarial e a carência de investimento em desenvolvimento profissional foram também pontos relevantes destacados pelas brasileiras, representando 47% e 62%, respectivamente. Visto de uma perspectiva global, a falta de clareza no direcionamento da carreira (51%), seguida pela falta de investimento em desenvolvimento profissional (47%) foram os desafios considerados como os maiores inibidores do sucesso profissional.

Questões como machismo no ambiente de trabalho (11%) não foram percebidas como preocupações generalizadas por mulheres profissionais brasileiras, enquanto na Índia 35% afirmaram ter vivenciado situações de machismo no local de trabalho.

Apenas um grupo pequeno de profissionais acredita que a aparência tem um papel relevante em suas carreiras atualmente, sendo que 71% das mulheres no mundo todo afirmaram o contrário e desconsideraram que isso tenha grande impacto em suas carreiras. No Brasil, 76% das mulheres concordam que a aparência é irrelevante e 64% dizem que não traz grande impacto. Ainda assim, mulheres em diversos países creem que há impacto considerável da aparência física em suas carreiras, incluindo Alemanha (26%), Estados Unidos (21%) e Cingapura (20%).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Excelente post!
    Ele demonstra um pouco do interior do intelecto feminino, capaz de conciliar as suas atividades e sua preferência por manter tal equilíbrio entre as áreas de sua vida com um trabalho de carga horária flexível ao invés de um alto salário…

    Homero Reis em 18 de julho de 2013 - 14:24

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: