May
26
25 de maio de 2015 - 18:00

Nao-poupa-nada-do-seu-salario-voce-nao-esta-sozinho-televendas-cobranca

Uma das estratégias mais elementares para enriquecer é poupar, mas parece que boa parte dos brasileiros não está muito empenhada em segui-la: 39% não poupam nenhuma parte do seu salário. Esse foi o resultado obtido por uma pesquisa sobre hábitos financeiros realizada com 1.000 pessoas pela Quesh, empresa especializada em pesquisas on-line.

Apesar da alta parcela de pessoas que não poupam, 44% dos entrevistados disseram guardar entre 10% a 20% do salário, 12% poupam de 30% a 40% e 4% poupam mais do que 50%.

A pesquisa também questionou se os entrevistados fazem algum tipo de controle financeiro. Enquanto 73% gerenciam suas finanças de alguma forma, 27% não fazem nenhum tipo de controle. A maioria (26%) controla seu orçamento fazendo registros em papel, 25% usam planilhas eletrônicas, 10% fazem seu controle por meio de aplicativos e 13% o fazem por meio de outros métodos, diferentes dos citados.

É interessante notar que mesmo em uma pesquisa feita on-line, portanto com pessoas que têm o hábito de usar a internet, a maioria dos entrevistados disse fazer o controle em papel.

Opções de investimento Sobre os hábitos de investimento, o resultado não surpreende: 47% dos entrevistados disseram investir na caderneta de poupança. Mesmo sendo o investimento preferido dos brasileiros, o desempenho da poupança tem decepcionado. No primeiro semestre, a caderneta teve um rendimento inferior à inflação do período e com a taxa Selic nos atuais 11% ao ano, ela tem rendido também menos do que outros investimentos muito seguros do mercado.

Os imóveis foram o segundo investimento mais citado, com 6% das respostas, seguidos pelas aplicações em Bolsa, com 5% das respostas. Uma parcela de 11% dos entrevistados disse investir em outras aplicações, diferentes das citadas.   Ainda dentro da mesma questão, 32% disseram não fazer nenhum tipo de investimento, dado que bate com a porcentagem de pessoas que não poupam nenhuma parcela do salário.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: