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O impacto do mindset dos colaboradores dentro da empresa

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Ideias De Marketing
09 de junho de 2019 - 12:01

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Por: Marcelo Oliveira

Trabalhar o Endomarketing para promover uma gestão de mudanças pode trazer bons benefícios à organização. A gestão de mudanças alinha o mindset dos colaboradores à estratégias da empresa, potencializando a ativação de campanhas de engajamento. Outra percepção que esta mudança de mindset traz está relacionada ao comportamento dos colaboradores. Pensamento nisso, separei alguns que impactam diretamente nos resultados e entregas de uma empresa.

Protagonismo e propósito dos colaboradores

A mudança de mindset faz com o colaborador enxergue a sua atividade de uma maneira diferente. Ele percebe que há um propósito no que faz e que de alguma forma impacta na experiência final do cliente com a marca. Esse protagonismo faz que busque novas alternativas e melhoria contínua em seus processos. Ele passa enxergar que há um ganha-ganha real, onde não só a empresa ganha com melhores processos para oferecer algo cada vez melhor ao cliente final, mas a própria força de trabalho do colaborador sofre um incremento, tornando-a mais relevante e diferenciada, sem contar no desenvolvimento profissional que acontece paralelamente, tornando o colaborador elegível a melhores oportunidades na carreira, seja dentro ou fora da empresa em que atua

Engajamento e brilho nos olhos

O engajamento acaba sendo uma consequência mais do que agradável para a empresa quando o protagonismo é bem trabalhado. Estar engajado significa querer fazer parte do que está envolvido, o que pode ser desde a sua atividade diária até novos desafios! Enquanto a motivação é o combustível para se ter a tão desejada iniciativa, o engajamento é a acabativa, é o desejo de se fazer algo cada vez melhor. E como isso acontece? Com a mudança de mindset do colaborador, que antes estava apenas motivado a cumprir as suas tarefas de acordo com as metas estabelecidas e da forma descrita nos procedimentos de trabalho. O engajado questiona, procura novas maneiras de se fazer algo e tem o tal do brilho nos olhos. É o sentimento de protagonismo, de saber qual o seu papel estratégico, é que torna alguém assim.

Ambiente Organizacional

Quando você não levanta pensando…”mais um dia de trabalho!” é porque as chances do seu ambiente de trabalho ser bastante agradável, a ponto de ajudar a superar o stress do dia a dia e focar nos resultados planejados, certo? O engajamento causa isso e não ter uma visão vitimista faz que se trabalhe por um ambiente organizacional bacana e saudável. Sentir que possui um propósito no que você faz e ter um brilho nos olhos quando pensa nisso é o que leva alguém a querer construir um ambiente de trabalho mais do que adequado.

Colaboração

A colaboração é algo mais do que desejado. Gestores sonham com isso, mas é algo que se conquista e que não se impõe. Quando você está de bem com o que faz sente um desejo de crescer e se desafiar e colaborar é uma boa opção para fazer isso acontecer. E o que tem tudo a ver com colaboração? Gestão do Conhecimento! É na partilha do conhecimento que temos, que aprendemos novas coisas, já que em contra-partida alguém irá se motivar a compartilhar o que sabe com você também.

Ser colaborativo é algo importante no mercado de trabalho hoje, afinal essa é a palavra de ordem atualmente. E novamente, isso só acontecerá se a organização conseguir mudar o mindset dos colaboradores para descobrirem que ser co-autor de algo bom é muito melhor do que ser autor de algo ruim.

Inovação

Como surge a inovação? Tem que ser criativo? Tem que trabalhar com TI? Na verdade não, basta ter o mindset focado em querer descobrir novos caminhos e maneiras de se fazer o que já é feito hoje. Tem que gostar e querer enxergar possibilidades, principalmente aonde ninguém vê por conta do comodismo que vem com o hábito de se fazer sempre do mesmo jeito.

E o que a gestão de mudança tem a ver com tudo isso? Tudo! Direcionar e alinhar o mindset dos colaboradores com objetivos e, principalmente, culturas e programas corporativos é essencial para a empresa. Esse alinhamento proporciona não só o aumento do engajamento, mas também a redução de turnover, já que diminui a desmotivação dos colaboradores. No entanto essa mudança deve vir de cima para baixo, com os gestores puxando esse movimento!

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