May
07
06 de maio de 2015 - 18:25 - atualizado às 20:38

O-impacto-positivo-da-atividade-fisica-na-lideranca-por-ubiratan-dib-televendas-cobranca

Numa entrevista recente e muito interessante do Dr. Drauzio Varella, ele afirmou que o ser humano, por seu instinto, tem uma tendência natural para guardar a energia do corpo e utilizá-la para os momentos de extrema necessidade, e remetendo ao tempo dos nossos ancestrais, eles comiam além da saciedade e ficavam ociosos, usando a energia acumulada somente para realizar a caça ou fugir dos predadores.

Com isto, por não ser da nossa natureza, praticar qualquer atividade com o corpo é um enorme sacrifício e não é à toa que sempre fugimos dos conselhos dos médicos ou do convite dos amigos para este fim.

Mas afinal de contas, o que isto tem haver com liderança? Por incrível que pareça, muita coisa.

Indubitavelmente, a fadiga, a indisposição e o metabolismo “em marcha lenta” comprometem a produtividade de qualquer pessoa, ainda mais aquelas que passam a maior parte do dia tomando decisões importantes para a empresa, apresentando projetos ou ainda participando de reuniões com relativo grau de desgaste.

Parece até contraditório, mas gastar entre trinta minutos e uma hora, pelo menos três vezes por semana, mexendo o corpo, pode mudar completamente este quadro, só que aí vem àquela famosa pergunta: mas onde eu arrumo tempo para isto?

As nossas desculpas são as mesmas de sempre: muito trabalho, estudo, família, dedicação de tempo com os filhos etc.

Mas e a sua saúde, como está?

É também da natureza humana tomar alguma providência quando um eminente susto acontece: pressão arterial alta, risco de diabetes, gordura abdominal excessiva, e como um “bônus” de todos estes males, a falta de humor e vontade de enfrentar os desafios corporativos passam a fazer parte da vida de um profissional que muitas vezes pode contribuir muito mais do que já contribui para todos em sua volta.

O Dr. Drauzio afirma também que se formos esperar a nossa vontade para começar qualquer atividade, ela jamais acontecerá, devendo ser encarada com “disciplina militar”, e quando falamos de um líder, que é a maior referência para o seu time, fatalmente o exemplo da sua dedicação e preocupação com a saúde criará uma reação em cadeia aonde muitos irão se esforçar para produzir um pouco mais.

Quando falamos de atividade física, não estamos falando de superatletas que encaram desafios arrojados muito além da média da população, mas sim de pessoas comuns que procuram na saúde a manutenção para a sua vida e consequente disposição para evoluir na sua carreira.

O célebre pensamento atribuído a Dalai Lama, monge tibetano, pode ser uma grande inspiração para todo líder: ”Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.“

Então, se você está à procura de mais “fôlego” para a sua carreira, experimente agora a condicionar seu corpo e sua mente!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Excelente artigo! Muito importante atentarmos para esta questão.

    Soraia Dagazio em 07 de maio de 2015 - 09:42

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: