Feb
26

O papel do agente de contact center

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Consumidor Moderno
25 de fevereiro de 2015 - 18:10

O-papel-agente-de-contact-center-televendas-cobranca

Em um passado não muito distante, os agentes de call center respondiam telefonemas e eram treinados para seguir scripts padrão na tela com base no tipo de chamada. Hoje, as interações ocorrem em todos os tipos de canais, incluindo as redes sociais, comentários em sites, posts em fóruns, web chats, mensagens instantâneas, telefones celulares e webcams.

Além disso, os agentes de contact center tornaram-se cada vez mais responsáveis pela qualidade das interações do que pela quantidade. Por exemplo, a duração da chamada não é mais relevante quando os agentes do contact center precisam lidar com dúvidas complexas (como ajudar um cliente a preencher um formulário de empréstimo) ou produtos de venda cruzada.

Os agentes do contact center são representantes da marca e as suas interações com os clientes influenciam nas percepções dela. Por exemplo, deixar de responder a um tweet ou post no Facebook, pode fazer com que o cliente se sinta ignorado e desvalorizado e pense que a empresa não se importa com ele. Por outro lado, uma resposta rápida pode evitar que surjam esses sentimentos e deixar o cliente com a sensação de ser valorizado e com a impressão de que a empresa se preocupa. Uma resposta rápida também é um diferencial da marca, porque mesmo que seja esperado pelos consumidores, nem todos os contact centers estão equipados com os meios tecnológicos ou com o talento para responder rapidamente.

Os agentes de contact center interagem com os clientes todos os dias, o dia todo. Trabalhando na linha de frente da organização, o agente tem uma boa ideia sobre o que os clientes pensam da empresa e seus produtos e serviços, e pode influenciar as suas impressões de forma direta. No passado, era incomum que os agentes de call center compartilhassem essas informações, pois eles eram incumbidos de atender a próxima chamada o mais rápido possível. Hoje, uma interação entre um cliente e um agente pode ser capturada e analisada, permitindo aos gerentes compreender as informações que entram e responder adequadamente.

Além de atender os clientes, os contact centers também servem como uma forma de inbound marketing. À medida que os consumidores cada vez mais dizem não às técnicas tradicionais de outbond marketing, tais como o telemarketing, campanhas de e-mail e mala direta, suas chamadas recebidas trazem oportunidades de venda verticalizada e venda cruzada. Isso não significa sugerir aleatoriamente produtos e serviços, o que significa é compreender a história inteira do cliente com a empresa para identificar oportunidades de vendas que façam sentido. A partir daí, a chamada deve ser encaminhada para o agente de vendas certo, tanto para lidar com a consulta inicial, como para apresentar propostas adequadas.

Reconhecer o papel de linha de frente que os agentes desempenham como a voz da empresa é fundamental. Os contact centers hoje precisam de um maior nível de profissionalismo de seus agentes do que 10 anos atrás. Ter “boas habilidades para lidar com pessoas” já não é o bastante.

Os agentes devem ser capazes de realizar um trabalho de alto nível e não simplesmente procurar saldos de contas ou dar orientações. As habilidades necessárias para diferentes canais, tipos de interação e segmentos de clientes variam muito, tornando-se importante obter a mistura certa das dessas habilidades dos agentes para cada situação. Além do mais, os agentes precisam de uma compreensão detalhada do que está acontecendo dentro da organização, incluindo campanhas de marketing, vendas e suporte, porque mensagens consistentes são fundamentais.

Gerenciar experiências e relações requer um novo tipo de agente de contact center. Os agentes podem ser o principal ativo ou responsabilidade de uma organização. Os agentes felizes normalmente se traduzem em clientes satisfeitos. Os agentes devem comprometer-se a entregar continuamente uma experiência de cliente de alto nível e que supere as expectativas. Em outras palavras, eles precisam tanto da habilidade como da vontade para servir de motor para a CEM.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: