Apr
27

O Poder do Brainstorming – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
em: Gestão
fonte: Redação
26 de abril de 2015 - 14:06 - atualizado às 14:43

O-poder-do-brainstorming-televendas-cobranca

O brainstorming ou “tempestade de ideias” se popularizou já há algum tempo entre as empresas que buscam inovação. Porém, este processo de gerar soluções originais em grupo não é tão simples, por isso, não está sendo tão utilizado ou são feitos de forma errada.

O brainstorming é uma técnica muito poderosa, e se bem feito, facilita muito a geração de ideias que se fosse buscada de outra forma, talvez não viesse a tona.

Ao contrário do que muitos imaginam, dar atenção a algumas coisas que poderiam ser consideradas absurdas ou até mesmo “bobas” e dar vazão a quantidade e não a qualidade das ideias, são algumas atitudes essenciais para que este trabalho funcione.

Para se fazer um brainstorming com qualidade e que atinja os resultados esperados é preciso seguir alguns passos fundamentais. O primeiro passo fundamental para o sucesso deste trabalho é chamar as pessoas que entendam do todo do negócio, e que acima de tudo saibam o que é um brainstorming e para que ele serve.

Outro passo tão valioso quanto o primeiro é considerar todas as ideias colocadas com respeito, sem rir, criticar ou censurar uma ideia por achar besteira ou ridícula, se isso acontecer, você acaba com o brainstorming e com a sua credibilidade, pois as pessoas vão ficar travadas e sem coragem para se colocar dali para frente. As pessoas se permitem a sair do trivial quando se sentem a vontade para falar “besteiras” sem censura, claro que guardada as devidas proporções.

Em boa parte das vezes, aquilo que a princípio parece uma grande bobagem pode ser o caminho para uma ideia viável e que traga ótimos resultados. O segredo é deixar os pensamentos fluírem sem censura, mesmo que sejam a princípio absurdos, ridículos e etc..

Outro passo importante e que deve ser observado, é o tema que se está sendo discutido. Todos tem que ter ciência do problema e assunto que está sendo tratado ali e do porque precisam achar uma resposta, ou seja, todos precisam estar inseridos no contexto para poderem apresentar ideias que tragam solução. O problema precisa estar muito bem claro para o grupo

Para não se perder em produtividade e não deixar o brainstorming se tornar uma brincadeira sem fim, perdendo o rumo, é necessário estabelecer um limite de tempo visando pressionar o grupo a trazer repostas rapidamente.

Mais um passo importante, é ter uma pessoa facilitadora, onde sua função é observar o processo, cuidar do fluxo das ideias, não deixar as pessoas perder o foco, impedir que alguém seja censurado e não deixar que alguém extrapole ao tentar defender a sua ideia.

Ter pessoas com cabeças diferentes fazendo este trabalho é muito melhor para se atingir o resultado esperado dentro de um brainstorming. Isso traz mais riqueza de informações ao trabalho.

Anotar as ideias rapidamente é outro passo importante para que nenhuma ideia seja perdida ou esquecida. A pessoa que anota não precisa ter uma letra linda, ela precisa ser rápida e entender o que escreveu.

Dentro de um brainstorming de qualidade vão aparecer centenas de ideias, mas nem todas serão discutidas. Por isso, outro passo fundamental é pedir para as pessoas depois que todas as ideias foram devidamente apresentadas, assinalarem apenas as ideias que merecem ser analisadas, tirando com isso os excessos, desta forma chegaremos as boas ideias rapidamente.

Você já participou de algum brainstorming? Aprova esta ideia? Sua empresa adota a prática do brainstorming? Você considera o brainstorming um diferencial na busca de novas ideias?

Um grande abraço a todos!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: