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O que a Apple pode nos ensinar sobre apresentações

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
20 de agosto de 2017 - 14:02

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Por: Marco Franzolim

As apresentações da Apple são sempre surpreendentes. Escolhemos 3 ensinamentos de como apresentar como os executivos da Apple: de Steve Jobs a Tim Cook.

Falar bem das apresentações da Apple não é novo. Ao longo dos últimos 30 anos, seus executivos fizeram algumas das melhores apresentações do mercado. Da apresentação de lançamento do primeiro iMac em 1998, passando pelas apresentações memoráveis de Steve Jobs, até a última apresentação de Tim Cook, a Apple é sempre referência de como fazer apresentações de qualidade.

Muitos autores e sites tentam levantar os principais segredos de apresentação da Apple. Se você quiser apresentar como Steve Jobs, siga estas dicas:

1 . Tenha uma mensagem simples e ‘twitável’ nas suas apresentações.

O alinhamento da mensagem das apresentações da Apple com o design dos seus produtos é impressionante: os dois são simples e se conectam facilmente com o público. Falando da mensagem da apresentação, ela é simples o bastante para ser entendida rapidamente e é traduzida com extrema qualidade (e simplicidade) no design dos slides.

Um detalhe que identifica essa simplicidade nas mensagens são os textos dos slides com menos de 140 caracteres, facilitando a sua divulgação em redes sociais como o Twitter (Veja este post de 40 dicas de apresentação que cabem em um Tweet). É fácil encontrar, no mesmo dia ou dias depois das apresentações da empresa, as frases que saíram da boca de Tim Cook, se tornando virais nas redes sociais.

2 .Use figuras de linguagem visuais nas suas apresentações.

Imagens são processadas no cérebro 60 mil vezes mais rápidas do que textos. E, para ser perfeito, o segredo é não ilustrar exatamente o que estamos falando. A ideia é escolher imagens simples e que sejam analogias visuais ao conteúdo. Steve Jobs sabia fazer isso como ninguém. Quando anunciou o MacBook Air em 2008, Jobs queria destacar o quão fino era o seu mais novo computador. Ao invés de falar isso com palavras, ele fez uma animação onde o MacBook sai de um envelope pardo.

Esse recurso é muito mais forte do que explicações longas ou textos. O bom uso de imagens e do design em slides ajuda o público a lembrar da sua mensagem. 40% das pessoas responderão melhor a informações visuais do que apenas texto [Tweet isso] e 90% das informações que retemos são visuais. [Tweet isso]

3 . Prepare-se para o clímax da apresentação.

A criação de clímax em sua apresentação é essencial para garantir a atenção. Uma apresentação plana, sem altos e baixos, é o começo da desatenção. Um grande exemplo deste tipo de clímax é o começo da apresentação de Jobs do iPhone em 2007.

“Hoje, apresentamos três produtos revolucionários”, começou Steve. “O primeiro é um iPod widescreen com tela sensível ao toque. O segundo é um revolucionário telefone celular. E o terceiro é um dispositivo de comunicação na internet revolucionário.” Ao terminar essa introdução, ele conclui: “Você está percebendo? Não são três dispositivos separados. É um produto único.” Ele então mostra o iPhone e o público vai a loucura.

Veja que ele preparou o clímax. Não foi direto ao produto. Mostrou o que ele tem como 3 lançamentos, e deixou o lançamento melhor ainda indicando que os 3 estão no mesmo produto.

Lembre-se dessas dicas ao planejar a sua apresentação para garantir a atenção do seu cliente ou ouvinte.

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