May
07

O que é Kanban e como ele pode salvar o seu negócio

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
06 de maio de 2018 - 14:02

O-que-e-kanban-e-como-ele-pode-salvar-o-seu-negocio-televendas-cobranca

Kanban é uma ferramenta de gestão, com base na filosofia empresarial de origem oriental. Veja o que esse sistema pode fazer pelo seu negócio.

Editado por Mariana Desidério

Dúvida do leitor: O que é Kanban e como implantá-lo na minha empresa?

Respondido por Arnaldo Vhieira, especialista em estratégia de negócios

Kanban é uma ferramenta de gestão, com base na filosofia empresarial de origem oriental, que tem o significado de “cartões coloridos”, com o objetivo de visualizar e/ou registar ações para redução de custos e otimização dos recursos.

Inicialmente voltada para área da produção, esta ferramenta tem suas premissas básicas no conceito de just in time, com foco na eliminação de estoques de matérias primas.

A vantagem do Kanban é estabelecer uma disciplina nos operários para uma produção enxuta. Uma das desvantagens é não funcionar bem em sistema de produção em série, visto que qualquer variável pode impactar o processo, pois está fora do previsto no processo.

Para implantar este sistema na sua empresa, analise a necessidade do produto para cada item específico da tarefa e a real necessidade de matéria-prima. Confeccione etiquetas de produtos para cada mercadoria, nomeando cada etiqueta e diferenciando-as por cores.

Separe as etiquetes por cores em um quadro em que todos visualizem as operações. Por fim, como qualquer ferramenta de gestão e de qualidade, crie um ambiente de disciplinas para todos os envolvidos nas operações, definindo as responsabilidades e chamando atenção para o papel de todos nos processos.

Saiba que independente da ação escolhida, a força das pessoas é fundamental, portanto, invista sempre em sua equipe. Recursos humanos são os principais recursos a serem valorizados.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: