Jul
06
05 de julho de 2021 - 17:00

O-que-e-tecnologia-em-gestao-financeira-e-por-que-investir-televendas-cobranca-2

O uso da tecnologia em gestão financeira se mostra cada vez mais importante no mundo corporativo. Por meio de soluções inovadoras, as empresas conseguem melhorar seus resultados e ganhar destaque no mercado.

Quer entender melhor o que é tecnologia em gestão financeira e por que você só tem a ganhar investindo nesses serviços? Confira a seguir!

Afinal, o que é tecnologia em gestão financeira?

A gestão financeira é um dos setores mais estratégicos de uma empresa, sendo essencial para o sucesso dos negócios. Afinal, é preciso ter uma boa saúde econômica para manter as despesas sob controle e garantir mais lucratividade.

Contudo, é cada vez maior o volume de dados financeiros em uma organização, o que pode tornar as atividades da área ainda mais desafiadoras. Além disso, a gestão desorganizada, ineficiente e manual pode comprometer – e muito – o orçamento.

Nesse cenário, a tecnologia em gestão financeira se torna uma grande aliada. Ela consiste basicamente em recursos tecnológicos especializados, como softwares, sistemas de gestão, aplicativos, contas digitais, integrações bancárias, gateways de pagamento, etc.

O seu objetivo é simplificar tarefas, automatizar o fluxo de trabalho, agilizar processos e resolver problemas em tempo zero. Em meio a um processo de intensa transformação digital, é preciso pensar na segurança dos dados financeiros, já que são sensíveis.

Com a criptografia de dados bancários, o armazenamento seguro das informações e outros recursos que visam garantir a cybersegurança; as transações financeiras se tornam não só mais eficientes, como também ficam mais protegidas.

Por que investir nesse tipo de solução?

Agora que você sabe o que é tecnologia em gestão financeira e para que serve, veja alguns motivos que mostram por que vale a pena investir nessa solução:

Maior controle de entradas e saídas

Um dos principais motivos para adotar tecnologia em gestão financeira é que o controle das finanças se torna mais eficaz. Com um software, você consegue monitorar as receitas e despesas, assegurando um fluxo de caixa efetivo.

Dessa forma, a empresa evita problemas como atrasos em pagamentos de contas, erros tributários, planejamento incorreto do orçamento ou uma projeção ruim das receitas.

Além disso, com a geração de relatórios sobre os dados da empresa, é possível analisar a gestão financeira com indicadores para um acompanhamento objetivo e preciso. Assim, o planejamento orçamentário se torna mais claro e a tomada de decisões mais estratégica.

Diminuição de falhas operacionais

As falhas operacionais no setor financeiro podem ser responsáveis por grandes prejuízos. E, com um alto volume de dados, processos burocráticos e gestão ultrapassada, maiores são os riscos de comprometimento do seu negócio.

Já com a adesão de uma tecnologia em gestão financeira, os processos são otimizados (principalmente, aquelas longas, lentas e repetitivas tarefas manuais), evitando ameaças.

Facilidade e mobilidade de acesso

Outro bom motivo para adotar uma tecnologia em gestão financeira é que o sistema centraliza os dados em um só lugar. Isso facilita o acesso às informações, que podem ser encontradas com maior rapidez e praticidade.

Além disso, os dados financeiros ficam armazenados em uma plataforma online, como o cloud computing, possibilitando o login remoto. Outra vantagem é a mobilidade, que permite aos funcionários acompanhar os dados de qualquer lugar. Assim, o fluxo de trabalho dos colaboradores se torna mais eficiente e produtivo.

Automação das principais operações

Mais uma grande vantagem da tecnologia em gestão financeira é que o recurso automatiza os procedimentos e integrar as diversas etapas de uma transação financeira. Dessa forma, as atividades operacionais e rotineiras são feitas de maneira ágil e segura.

Inclusive, ao diminuir a burocracia e a lentidão, as equipes ganham produtividade e podem focar seus esforços em tarefas mais estratégicas, trazendo melhorias para os resultados.

Segurança na conciliação bancária

Mais um motivo para investir na tecnologia em gestão financeira é a conciliação bancária, que garante segurança e praticidade nas suas transações.

Com essa integração, você pode cruzar informações das suas contas bancárias com os dados no sistema da empresa, averiguando se eles são compatíveis ou se há alguma divergência. Assim, é possível identificar erros no fluxo de caixa, furos no orçamento e demais problemas.

Como você viu, com tantos benefícios, a adoção da tecnologia em gestão financeira pode ser a iniciativa que faltava para você impulsionar o seu negócio.

Ficou interessado(a) em saber mais sobre esse valioso recurso para o setor financeiro da sua empresa? Então, saiba por onde começar a automatizar seus processos na área para ganhar tempo, dinheiro e competitividade!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: