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O que faria sua empresa ganhar mais?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Ideia de Marketing
14 de junho de 2015 - 14:03

O-que-faria-sua-empresa-ganhar-mais-televendas-cobranca

Por: Augusto Talarico

Se existisse uma fórmula desta, qual seria?

Em um cenário onde os processos de produção de um determinado setor estão cada vez mais semelhantes, que algumas empresas concorrentes chegam a se dar o luxo de compartilhar a produção de certos itens que compõem o produto a fim de baixar custos de elaboração e fabricação, o que vai diferenciar uma empresa da outra são ações tomadas nos aspectos mais decisivos da competitividade. Ok! Mas e daí?

Sob o ponto de vista da Teoria das Restrições, o que existe é “um falso, um míope achismo de que há eficiência nas etapas do processo sem analisá-lo como um todo.” Falta a tal visão global! Já ouviu falar naquela história de que a corrente estoura no seu elo mais fraco? Pois bem, no mundo corporativo o elo mais fraco chama-se gargalo.

Os gargalos de produção são as restrições que limitam um sistema de atender completamente e de forma satisfatória uma demanda. Desta maneira, refaço de forma diferente a pergunta do título deste texto, para facilitar que você encontre o gargalo da sua companhia: “o que, se sua empresa tivesse mais, a faria ganhar mais clientes e mais dinheiro?”

Acredito que as respostas serão infinitas para esta questão de acordo com o cenário analisado. Pois uma empresa sem gargalos é uma empresa sem objetivo. Como se sabe, entre o mundo desejado e a realidade estão as limitações de recursos como tempo, dinheiro, matéria prima, mão de obra qualificada e todos estes revés que driblamos no nosso dia a dia.

Como tratar um gargalo?

Passada a fase de identificação desta restrição surgem duas necessidades, uma é tratar o gargalo. É ideal que a partir deste momento, o gargalo seja explorado no seu desempenho máximo, extraindo todo o seu potencial, se possível até 110%. Sendo que a outra necessidade é subordinar todas as outras etapas do processo a capacidade máxima obtida pela sua limitação.

Você irá concordar comigo que por este pensamento, seu resultado final sempre estará restrito ao resultado gerado no seu gargalo, desta maneira, por que adiantar a produção de um certo item se lá na frente ele ficará aguardando o tempo de preparação? Se estoque parado significa dinheiro parado, sinto informar que você está perdendo dinheiro. Este recurso poderia estar aplicado em outra fonte que lhe renda mais benefícios.

Por fim, não desanime, pois assim que tratado o primeiro gargalo, outros surgirão lá na frente, o que possibilitará que sua empresa esteja sempre em movimento e, preferencialmente, em busca de novas soluções.

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