Dec
19

O que você faz quando a vida te dá um limão?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: ADVB
18 de dezembro de 2018 - 18:03

O-que-voce-faz-quando-vida-te-da-um-limao-televendas-cobranca

Por: Alfredo Duarte

Ganhando um limão e um peixe, o que você faria com o limão?

Se o primeiro lampejo foi “temperar o peixe”, quem sinalizou foi seu cérebro lógico; se foi qualquer outra resposta que excluiu o peixe, sua mente criativa deu o tom.

Em vendas e em todas as artes de interação e influência precisamos dessas duas aptidões complementares. A lógica conta, mede e quantifica as metas e a criatividade resolve os problemas que a vida competitiva cria.

Avanços recentes da neurociência têm evidenciado novas a criativas formas de entender e desenvolver o potencial humano, inclusive essa praia dos hemisférios cerebrais. Também ratificam o que todo mundo sabe ou intui: ainda estamos muito no começo, o caminho é muito longo e também muito estimulante. O que você acha?

A neurociência tem muitas contribuições para o aprendizado e desenvolvimento das artes e técnicas de venda, mas devemos limitar o deslumbramento e a mitificação. Novidades oxigenam pessoas, áreas de conhecimento e mercados de atuação, mas nem tudo pode ser tomado ao pé da letra.

Profissionais de vendas de todos os segmentos e mercados – são muitos e diferenciados – têm em comum alguns atributos e qualidades que melhoram o desempenho relacional e aumentam os resultados materiais.

A criatividade operacional – a dimensão inovadora que insere a criatividade na prática diária de pessoas e profissionais – é uma das mais necessárias e infelizmente pouco trabalhadas. Mas aparece eventualmente, como ocorreu com a icônica dirigente do Magazine Luiza.

Eles pegaram o limão da queda no percurso da tocha olímpica e criaram uma agressiva promoção para alavancar as vendas nestes tempos de crise e de tombos. Lado direito, para sacar a conexão, lado esquerdo para fazer acontecer.

A senhora Luiza Helena Trajano, vendedora exemplar, levantou e passou o símbolo olímpico adiante. Temperou o peixe e serviu com limonada à moda da casa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: