out
09

Oferta de benefícios ajuda a reduzir turnover nas empresas

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Canal Executivo
09 de outubro de 2012 - 0:04 - atualizado às 0:43

Oferta-de-beneficios-ajuda-a-reduzir-turn-over-nas-empresas-televendas-cobranca

As empresas que fornecem benefícios corporativos do tipo convênio com desconto em folha de pagamento e Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) a seus colaboradores têm taxas de turn over menores do que as empresas que não disponibilizam tais benefícios. A conclusão é de análise feita pela Ecobenefícios Good Card, que mostrou que a diferença no ritmo de rotatividade pode chegar a 4 pontos percentuais.

“Embora pareça pequena, essa diferença pode representar valores significativos. Para uma empresa de 500 funcionários, equivale a uma economia anual da ordem de R$ 70 mil, enquanto no caso de uma empresa de 10 mil colaboradores, a economia anual seria de até R$ 1,5 milhão”, analisa o diretor-executivo da Ecobenefícios, Alexandre Leite.

O custo da rotatividade se refere principalmente aos gastos com programas de treinamento e qualificação de novos profissionais e com demissões, incluindo valores relativos às rescisões trabalhistas. Atualmente, cerca de 42% das empresas brasileiras fornece benefícios corporativos de convênio ou PAT a seus colaboradores.

A perspectiva é que o turn over aumente nos próximos meses por conta principalmente do nível de endividamento da população. “Muitas vezes, a recisão trabalhista é considerada uma saída para pagar as dívidas”, avalia Leite.

Outro ponto que pode influenciar esse processo é o aumento da cobrança por parte das lideranças, devido à crise, piorando o clima organizacional. “Empresas que oferecem benefícios corporativos de maneira combinada com programas de educação financeira garantem melhores condições de trabalho e motivação para a equipe, ao mesmo tempo em que evitam o endividamento de seus profissionais”, analisa Leite.

A avaliação da Ecobenefícios também constatou uma tendência de estabilização na geração líquida de vagas (admissões menos demissões). “Os números do Ministério do Trabalho e Emprego indicam que o segundo semestre de 2011 e o primeiro trimestre deste ano tiveram a menor diferença entre admissões e demissões desde junho de 2009, mas agora a tendência é de estabilização”, estima Leite.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Dia 30/10 divulgaremos o ganhador do Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: