Apr
19
18 de abril de 2017 - 18:02

Por-que-as-pessoas-sao-contratadas-pelo-curriculo-e-demitidas-pelo-comportamento-televendas-cobranca

Por: Adriana Ferrareto

As pessoas estudam, leem livros, fazem cursos, participam de eventos, congressos e seminários. Cursam MBA, fazer pós-graduação… Tudo para deixar o currículo impecável. Na hora da entrevistas, são profissionais exemplares – bem-vestidos, organizados, bem articulados e tranquilos.

Tudo bem até agora, mas como esse profissional se comporta na hora da adversidade?

Colocando tudo a perder

Todos conhecemos excelentes profissionais que colocam tudo a perder quando a coisa fica séria. Nessas situações assistimos a demonstrações de raiva, ataques emocionais e muito stress.

A reputação dessas pessoas fica marcada, a equipe se machuca e a empresa também perde.

Toda empresa quer pessoas capazes “trabalhar sob pressão”, mas como é possível fazer isso?

Entendendo as suas reações

Para retomar o controle em situações de caos é preciso entender quais reações você tem em resposta aos estímulos do ambiente. Procure gatilhos que disparam sentimentos e pensamentos, e analise se são direcionados para resolver o problema ou são inúteis, levando ao desespero e ao descontrole.

Ao entender essas respostas, é possível medir os seus impactos, em você e nas pessoas à sua volta. Esse impacto é positivo, ou dá pra melhorar?

Agora você precisa fazer uma projeção de como gostaria que o seu comportamento fosse. Como você quer reagir quando esse tipo de situação acontecer novamente?

É um exercício de autoanálise. Pense não só nas situações pelas quais você está passando, mas tente lembrar as situações do passado, nas quais o descontrole o fez tomar decisões equivocadas. Essas situações podem ser revisitadas e agora ter um novo significado para você além de, enfim, servirem para o seu aprendizado e crescimento pessoal.

Resgatando o outro do coração do problema

A segunda etapa do exercício do equilíbrio emocional é ter a habilidade de retirar as pessoas da situação negativa.

Agora que você já segurou a onda, já se percebe e está em equilíbrio, como tirar o outro do problema? Qual é o seu poder de influência para trazer as outras pessoas também para o estado de equilíbrio?

Ao influenciar as outras pessoas, você consegue mobilizar o grupo todo para pensar no problema com mais tranquilidade. As decisões de todos serão mais bem pensadas, e o clima será outro!

Enxergando mais possibilidades

A grande vantagem de desenvolver o equilíbrio emocional é ser capaz de visualizar oportunidades no meio do caos. Pessoas equilibradas enxergam possibilidades aonde as outras, repletas de sentimentos e emoções paralisantes, não conseguem.

Ter tranquilidade durante as situações adversas também economiza muita energia. As pessoas ficam tão dispersas tentando resolver os problemas, que acabam se desgastando facilmente. Se o seu trabalho é repleto de adversidades e situações problemáticas, você precisa desenvolver o equilíbrio emocional.

E, principalmente, se você é líder ou gerente, a habilidade de manter as suas equipes estabilizadas vai trazer maior produtividade e união até mesmo nos momentos mais difíceis.

E você, já teve situações problemáticas em que você ou outra pessoa colocou tudo a perder? Conte-me nos comentários!

Bjo da Adri

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Já fui muito impulsiva e bastante explosiva, hoje com o passar e o pesar da idade penso muito antes de falar e agir, muitas vezes me distancio mentalmente da situação problemática para tomar a decisão mais assertiva.

    wanessa.rafaela@abraz.adv.br em 19 de abril de 2017 - 16:01

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: