Aug
20
19 de agosto de 2015 - 18:06

Por-que-os-lideres-contam-historias-por-carlos-pires-televendas-cobranca

Praticamente todos os líderes contam histórias para dramatizar e enfatizar a necessidade de urgência, e também para humanizar acontecimentos de modo a facilitar o entendimento.

Mas quais os motivos para isso? Existem quatro principais motivos para atingir com estas histórias e trazer um resultado positivo.

O primeiro destes motivos é Informar: Todos nós queremos conhecer melhor os fatos, mas para que eles tenham a devida importância, os líderes precisam acrescentar um algo a mais a eles. As histórias têm a capacidade de dar vida e mais clareza a dados que a princípio eram pouco percebidos. Exemplo: Por que não usar graficamente todos os dados de uma pesquisa de satisfação demonstrando o grau de insatisfação dos clientes com o produto e/ou serviços da empresa? Com estas informações você pode intercalar com uma história sobre o passado e o futuro para explicar o sucesso presente.

O segundo motivo é Cativar: Se você quer que as pessoas lhe apoiem, você precisa deixá-las envolvidas, captando seu interesse. Por exemplo, se um líder tiver que convencer sua equipe sobre um novo projeto, ele precisa descrever como a empresa, os colaboradores e os clientes serão beneficiados por este novo projeto.

O terceiro motivo é Inspirar: Com o passar do tempo alguns colaboradores perdem o entusiasmo, a motivação. Neste momento estes colaboradores precisam de gás novo, ou seja, um novo desafio. Com isso, cabe aos líderes encontrar maneiras de inspirar suas equipes, Neste momento também, as histórias são o veículo ideal para mobilizar as pessoas, pois, contadas de forma correta, são capazes de transformar o estado de espírito dos colaboradores.

O quarto motivo é realizar: As pessoas precisam conhecer histórias de sucesso, fatos que se concretizaram realmente. Você pode informar, pode cativar e inspirar, mas se você não mostrar a conquista do resultado, as pessoas podem ainda achar que a história é bonita demais, é contagiante, é sincera, mas que não produziu resultados e conquistas.

Mas para tudo isso ocorrer de forma produtiva, agregando valor e trazendo os resultados esperados, estas histórias precisam ser verídicas e a pessoa que a contar, precisa saber contar e saber dar a ênfase principalmente aos detalhes, este é o segredo do sucesso. Uma pessoa que inventa histórias, não tem preparo e experiência para contá-las, acaba fazendo um péssimo papel, chegando a virar alvo de “gozação”, com isso, o resultado vai retroceder ainda mais.

Lembrem-se, as histórias inspiradoras oferecem amparos importantes em momentos difíceis. Elas transmitem a confiança necessária para demonstrar que somos capazes de alcançar um determinado objetivo.

Um grande abraço a todos!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: