Sep
24

Posso dizer não para pedidos que vêm de cima?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
23 de setembro de 2014 - 18:02

Posso-dizer-nao-para-pedidos-que-vem-de-cima-televendas-cobranca

Por: Gilberto Guimarães

Trabalho há cerca de seis anos em uma empresa de tamanho médio, onde todos são bastante próximos, e já tive duas promoções. Hoje, ocupo o cargo de diretora em um departamento estratégico da companhia. Gosto do que faço, mas estou ficando cansada das demandas que vêm do alto escalão. Além das minhas responsabilidades e funções diárias, sou acionada o tempo todo pelos vice-presidentes e até pelo CEO para tirar dúvidas, resolver questões burocráticas e participar de reuniões que não têm nada a ver comigo. Por conta disso, meu trabalho “verdadeiro” é frequentemente interrompido e prejudicado. Muitas vezes, preciso ficar na empresa após o expediente para conseguir colocar tudo em ordem, já que perdi boa parte do dia lidando com políticas e trâmites corporativos que nem são da minha alçada – e para os quais, ao mesmo tempo, não posso simplesmente dizer “não”. O que devo fazer?

Diretora, 41 anos

Resposta:

Normalmente, somos vistos e avaliados muito mais pelo que fazemos do que pelo cargo que ocupamos. Somos sempre identificados, profissionalmente, pelos problemas que sabemos resolver e não pelos cursos, títulos e cargos que ostentamos. Dessa forma, fica fácil entender o que está acontecendo com você e com sua carreira.

Ao longo do tempo em que atuou na empresa, você foi demonstrando uma capacidade de ser flexível e “polivalente”, assumindo problemas e tarefas que a maioria recusava – talvez por não se sentir capaz ou motivada. Você se diferenciou por isso, o que é muito importante. Pouco a pouco, todos passaram a ver em você essa capacidade e, de alguma forma, foram ficando dependentes de sua atuação.

Isso é positivo e tem a ver com suas promoções. Continue aceitando as novas demandas e, caso perceba que vai ficar sobrecarregada, negocie. Peça mais recursos, um funcionário, um estagiário, um equipamento, mais tempo. Enfim, consiga um acordo.

Vá, pouco a pouco, construindo seu espaço e sua função. De sua importância para a empresa virá o reconhecimento, a recompensa e, finalmente, a remuneração adequada. Isso tudo será positivo para a evolução de sua carreira não só na empresa em que trabalha, mas também em novas oportunidades e desafios. Você terá muitas competências para apresentar.

No mundo empresarial, ter uma competência é ter a capacidade de realizar uma atividade. É ter uma resposta, a solução para algum problema. É muito importante manter atualizado um inventário de suas realizações em termos de elaboração de currículo, ao invés de apenas listar cargos e cursos. Essa é a melhor forma de identificar e comprovar suas competências e reforçará o impacto na hora de “se vender” aos seus interlocutores.

Para “montar” o inventário é preciso refletir a respeito dos fatos mais significativos de seu percurso profissional e dos resultados obtidos. Você deve identificar as principais etapas de sua carreira, as empresas nas quais trabalhou, os cargos que ocupou e as principais “missões” e tarefas. A prioridade deve ser os anos mais recentes.

Evidentemente, você trabalhou em grupo, mas, nesse processo, o que interessa é identificar de maneira mais precisa e concreta aquilo que você fez, os meios que utilizou e os resultados obtidos. Ou seja, definir claramente a natureza e o nível de suas contribuições.

São importantes também as realizações pessoais e acadêmicas. Elas poderão ajudar a consolidar e mostrar suas capacidades ou motivações. Lembre-se que o importante é que elas esclareçam e demonstrem seus talentos, habilidades, conhecimentos e o potencial futuro para seu projeto de busca de novas oportunidades.

Faça a lista identificando a empresa, o cargo, a data da realização, o contexto ou problema-chave, as ações, os resultados quantificados, a síntese da realização e as competências usadas na solução. Finalmente, você poderá selecionar algumas para incluir em seu currículo. Você deverá condensá-las em 2 ou 3 linhas no máximo, sem fazê-las, no entanto, perder o impacto.

O levantamento identificará quais são suas habilidades e características para “solução de problemas”. Então, você poderá combiná-las com seus interesses e fontes de prazer. Isso servirá de base no planejamento de seu projeto de vida e de carreira.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: