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22 de março de 2016 - 18:02

Pressao-para-responder-rapido-mensagem-de-trabalho-pode-causar-burnout-televendas-cobranca

Por: Letícia Arcoverde

A necessidade de se manter sempre conectado com o trabalho e responder para colegas, clientes e chefes com rapidez – seja por e-mail ou mensagens instantâneas— é tão presente hoje no mundo corporativo que recebeu um nome próprio: “telepressão”.

O termo foi cunhado pelas professoras do departamento de psicologia da Universidade do Norte de Illinois, nos EUA, Larissa Barber e Alecia Santuzzi. Segundo estudo assinado por ambas, que será publicado na próxima edição do “Journal of Occupational Health Psychology”, manter-se constantemente conectado com o trabalho fora do horário de expediente pode diminuir a produtividade e aumentar as chances de o profissional ter problemas de saúde como burnout.

Para Larissa Barber, a possibilidade de usar e-mails ou mensagens instantâneas traz uma vantagem para profissionais ao dar a eles mais flexibilidade de realizar o trabalho também fora do escritório. “Mas essa possibilidade às vezes embute alguns efeitos colaterais. Os funcionários começam a achar que precisam estar disponíveis para responder pedidos a qualquer hora do dia. Esse tipo de conexão contínua não permite às pessoas ter tempo suficiente para se recuperar do trabalho entre um dia e outro”, diz Barber.

O estudo envolveu duas pesquisas, cada uma com participação de mais de 300 pessoas que afirmaram responder pedidos de trabalho em horários fora do expediente, durante fins de semana, folgas e no período de férias. Quanto maior a disponibilidade, mais forte também a propensão a ter problemas de saúde decorrentes do estresse. “Trabalhadores que indicam sentir maior nível de ‘telepressão’ podem ter menos foco, apresentar mais faltas por motivos de saúde, ter menos qualidade de sono e desenvolver um quadro de burnout”, diz Larissa Barber.

Segundo as professoras, a principal causa da “telepressão” no ambiente de trabalho é uma cultura organizacional que exija dos funcionários que eles estejam sempre disponíveis — o que pode se manifestar de forma sutil no dia a dia, como por meio do uso excessivo de e-mails “urgentes”, pedidos de resposta imediata e de desculpas em respostas com apenas algumas horas de atraso. “Assim, os funcionários recebem mensagens explícitas ou indiretas do seu ambiente de trabalho de que ter um alto índice de resposta é algo bem-avaliado e esperado de bons funcionários”, diz Alecia Santuzzi.

A pesquisadoras também desenvolveram um modelo para medir a “telepressão” sentida por profissionais, a partir de seis afirmações que devem ser avaliadas entre “concordo muito” ou “discordo muito” ao completar a frase “quando uso tecnologias de mensagens e e-mails para fins de trabalho…”:

  1. Acho difícil me concentrar em outras coisas quando recebo uma mensagem de alguém.
  2. Só consigo me concentrar melhor em outras tarefas depois que respondo minhas mensagens.
  3. Não consigo parar de pensar nas mensagens até respondê-las.
  4. Sinto uma necessidade forte de responder os outros imediatamente.
  5. Tenho o impulso de responder os outros no momento em que recebo um pedido de alguém.
  6. É difícil para mim resistir à vontade de responder uma mensagem imediatamente.

De acordo com as pesquisadoras, profissionais que responderem que “concordam” ou “concordam muito” com algum desses itens sentem altos níveis de “telepressão”.

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1 Comentário
  1. O trabalho, em determinados setores,esta se tornando um campo minado, e este vem destruído o principal ativo dos mas diversos deste setores, pessoas plugadas e reféns das respostas rápidas, muito rápidas, estão sendo induzidas, a decisões muitas vezes sem o devido embasamento.esta rapidez é muito perigosa.

    antonio santos em 23 de março de 2016 - 14:15

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