Jun
24
23 de junho de 2019 - 12:00

Procurando-emprego-veja-um-modelo-de-email-que-pode-ajudalo-nessa-busca-televendas-cobranca

Se você está infeliz em seu trabalho ou desempregado, costuma avisar aos seus conhecidos e pedir indicações de emprego ou fica sem jeito em divulgar isso abertamente?

Se escolheu a segunda opção, é preciso rever sua atitude. Duas especialistas em emprego afirmam que esses contatos podem ajudá-lo (e muito) a se recolocar no mercado de trabalho.

“Lembre-se diariamente que você é valioso e que a maioria das pessoas quer ajudá-lo; afinal de contas, se alguém indicá-lo para uma vaga na empresa e isso der certo, essa pessoa será bem-vista”, afirmam Alexandra Cavoulacos e Kathryn Minshew, ex-executivas do site americano de empregos The Muse e autoras do livro “The New Rules of Work” (“As Novas Regras do Trabalho”).

Elas recomendam que quem busca de emprego mande um e-mail igual a todos os seus amigos e conhecidos, informando que está à procura de trabalho.

O modelo de e-mail

O site norte-americano Business Insider publicou um formato de texto padrão, que pode ser seguido nesses casos. Veja abaixo, traduzido para o português.

Olá, amigos e colegas,

Espero que tudo esteja bem! Como muitos de vocês sabem, fui [seu cargo] na [nome da empresa] por [o tempo que permaneceu lá]. Estou buscando novos rumos em [sua área de atuação] e entro em contato para pedir sua ajuda com qualquer indicação ou contato.

Estou procurando por [o tipo de função que lhe interessa], com foco em [seu foco], em [sua cidade], idealmente em [área específica de atuação]. Estou particularmente interessado em [o tipo de trabalho que lhe interessa], mas também consideraria [outro tipo de trabalho de seu interesse].

Se souber de alguma oportunidade de emprego ou indicação, por favor me encaminhe. Abaixo, segue uma lista resumindo minha experiência, cargos que busco e empresas onde sonho trabalhar. Meu currículo também está em anexo, sinta-se à vontade para repassá-lo, por favor.

Agradeço antecipadamente por sua ajuda. Espero entrar em contato pessoalmente com você em breve.

Outras dicas

Como você vai enviar um único e-mail para todos os seus contatos, lembre-se de usar a função “cópia oculta” (CCO, em português, ou BCC, em inglês).

Coloque seu currículo em anexo, mas saiba que nem todos vão abri-lo. Por isso, também liste no próprio texto do e-mai seus últimos empregos, algumas funções que o atraem e algumas empresas onde sonha em trabalhar.

Se conhece alguém que trabalha em alguma empresa dos seus sonhos, ou que possa ajudá-lo de uma maneira específica, é recomendável enviar um e-mail para essa pessoa separadamente, com um pedido mais específico.

Uma última recomendação: não se esqueça de agradecer a todos que responderem seu e-mail. Pode parecer óbvio, mas muitos deixam de fazer isso.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: