Jan
26
25 de janeiro de 2015 - 14:02

Quase-60-dos-gestores-se-dedicam-ao-alcance-de-metas-e-ignoram-o-desenvolvimento-da-equipe-afirma-espm-televendas-cobranca

Por: Flávia Gianini

O estudo realizado pela ESPM em parceria com a NextView People, revelou que que 58% dos gestores dedicam mais tempo a questões operacionais que resultam no alcance de metas do que investindo tempo no desenvolvimento da equipe e na busca por autoconhecimento. No entanto, 62% reconhecem a importância da dedicação de parte do tempo em pessoas.  A pesquisa foi feita com 111 profissionais gerentes, coordenadores, diretores e supervisores.

Para 37% dos entrevistados é mais fácil identificar as necessidades de desenvolvimento comportamental da equipe contra 10% que afirmam ser mais fácil identificar como se autodesenvolver.

Cerca de 18% dos participantes afirmam que identificar as necessidades de desenvolvimento de equipe e as suas próprias são as mais difíceis.

Em relação ao plano de carreira, 55% não traçaram suas metas contra 45% que afirma que a estratégia está definida. Quando questionados sobre o alinhamento do plano com a trajetória profissional, a dúvida permanece: 47% dos entrevistados afirmam que não há certeza quanto aos rumos da vida profissional, ou seja, existe o plano, mas sem alinhamento com a profissão e com a empresa em que está trabalhando.

A busca por autodesenvolvimento é um ponto positivo no estudo: 53% da amostra confirma que faz alguma atividade em busca do sua evolução comportamental (cursos, coaching, terapia etc) contra 47% que ainda não se dedicam a estas questões.

Segundo Adriana Gomes, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e responsável pela análise, esses dados mostram dois importantes pontos: falta autoconhecimento por parte dos gestores e dificuldades para desenvolver pessoas e equipes.

“Levantamos a hipótese que talvez as organizações não ofereçam espaço e condições para que seus gestores possam se desenvolver melhor, não tanto para as competências técnicas, mas principalmente para as questões comportamentais e de autogestão. Profissionais estimulados são um incentivo para o desenvolvimento também dos negócios da organização. Acreditamos e incentivamos o desenvolvimento integral das pessoas nas organizações”, explica.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Achei muito interessante o resultado da pesquisa.
    Com base na minha experiência, percebia que muitos gestores tinham bastante dificuldade em “trocar os pneus com o carro andando”.
    A meta é mensurável e o acompanhamento pode ser diário, o desenvolvimento das pessoas também é mensurável, mas nem sempre é possível fazer essa medição diária, por isso muitos gestores não se dedicam ao desenvolvimento da equipe ou não conseguem identificar as necessidades.

    Cristiane de Almeida Silveira Machado em 26 de janeiro de 2015 - 09:50

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: