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Saiba como a Internet pode alavancar sua carreira

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Information Week
03 de outubro de 2012 - 20:07 - atualizado em 04 de outubro de 2012 às 0:26

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Executivos com perfil no LinkedIn atraem mais parcerias e clientes. Mas é preciso seguir algumas regras para ser eficaz

Mesmo quando Danilo Fernandes se tornou presidente da GPMídia, resolveu manter seu perfil na rede profissional LinkedIn. Porém, fez algumas mudanças na página. Na posição de empregador, e não mais de empregado, passou a focar mais a empresa do que suas competências e habilidades pessoais na rede.

“Mostro clientes que tenho e serviços que ofereço. Acabo falando apenas de forma genérica sobre minha formação e especialidades. O foco é o negócio e os resultados atingidos na companhia”.

Sobre empregos anteriores, Danilo publica apenas o nome da empresa, cargo, e indicações recebidas em cada posição no perfil, e também inclui especializações, formação e prêmios e certificações.

Ter um currículo na rede pode significar cada vez mais estar aberto a novas oportunidades de carreira. De acordo com pesquisa da consultoria de recursos humanos Right Management, 14% dos empregadores já utilizam o currículo virtual para recrutar candidatos, e 45% pretendem utilizá-lo no futuro.

A Whilrpool é uma das empresas que já contratam pela ferramenta. A fabricante de eletrodoméstico criou, há dois meses, uma conta corporativa na rede.

“Vínhamos obtendo resultados positivos através do networking dos próprios colaboradores na rede e resolvemos passar a utilizá-la como ferramenta de contratação”, diz a gerente de desenvolvimento organizacional Fernanda Leal.

Desde a criação da conta, a empresa já contratou sete pessoas pela rede social, entre analistas e engenheiros, e não descarta contratar posições executivas na rede profissional.

Desde que a rede social abriu escritório no Brasil, em novembro, o número de usuários locais passou de 6 para 9 milhões. “Existem diversos grupos de executivos entre os 1 milhão de grupos da rede social. É possível buscar por cargo, localização, empresa e nome”, diz Danielle Restivo, gerente de comunicação corporativa do LinkedIn para o Canadá e Brasil.

Fernanda destaca a rapidez que a ferramenta oferece. “Conseguimos acessar o histórico do profissional de forma mais eficiente do que com outras ferramentas de contratação. Em um mercado aquecido, isso faz a diferença”. E dá a dica. “O resumo profissional não deve ser muito detalhado que dispense o contato pessoal e nem resumido demais. É necessário equilíbrio”.

A discrição deve nortear executivos de cargos mais altos na hora de elaboração ou atualização do perfil na rede social profissional, seja em busca de novas oportunidades no mercado ou negócios e parcerias. “Quanto mais alto o cargo, melhor”, diz Marcelo Cuellar, headhunter da Michael Page. “Um analista cometer uma gafe é uma coisa, um presidente é outra”.

Ele recomenda, por exemplo, que o resumo profissional seja pautado pelo papel que o executivo representa na empresa, e por informações genéricas sobre a companhia, como porte e faturamento. É necessário cuidado com excesso de atualizações. “Principalmente no caso de presidentes, isso pode passar a impressão de que está desmotivado em sua posição”.

Danilo deixa claro em seu perfil que está em busca de novos empreendimentos, solicitações de conhecimento e referências e acordos de negócios. E isso efetivamente aconteceu.

“Já recebi contatos com propostas para fusões e aquisições da empresa, além de propostas de aportes de fundos”, revela. Na hora de buscar parcerias, o que se destaca é a velocidade. “Pela ferramenta, é possível ter contato mais rápido com a pessoa-chave na empresa e oferecer uma proposta”.

Participar de grupos com interesses em comum também pode ser uma grande fonte de dicas e novos negócios, além de um meio de aumentar a rede de contatos. Danilo participa de cerca de 20 grupos, relativos à sua área de atuação ou instituições acadêmicas nas quais se formou, e até mesmo conferências do setor.

“Grupos de debate podem fornecer dicas valiosas para quem, por exemplo, quer abrir uma sucursal em outro país, e se associar a executivos do setor naquela localidade”, diz Luiz Cesar Salles, sócio da consultoria 2get.

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