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Saiba quando você não deve conceder o feedback

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
29 de junho de 2015 - 18:00

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Muitos chefes e colaboradores sabem o momento ideal para dar o feedback, mas não fazem ideia de quais situações ele deve ser evitado

O mundo dos negócios busca quase que diariamente novas teorias e técnicas a respeito do feedback: como dá-lo ao colaboradores? Qual o melhor momento para isso? Como o líder deve contornar situações em que o feedback não é bem recebido?

Muitos ainda respondem uma dessas questões e sabem o momento ideal para dar, mas não fazem ideia de quais situações ele deve ser evitado. “Um feedback transmitido fora de hora ou na presença de terceiros não envolvidos na questão pode gerar sérios problemas de relacionamento entre os chefes e seus liderados”, alerta a Coach e Diretora da Pro-Fit, Eliana Dutra.

O feedback não teve ser realizado, por exemplo, quando a pessoa não é ligada diretamente ao colaborador, departamento ou projeto. Segundo a especialista, o melhor nesse caso é perguntar se a pessoa tem interesse em ouvir outro ponto de vista, sabendo claramente que se essa informação pode ser aceitar, negada ou discutida pelo receptor.

Outro momento complicado é quando o líder troca o momento do feedback por conversas sobre situações e ações passadas a muito tempo. Quando ele precisa interferir por causa de uma atitude ou comportamento repetitivo é preciso anotar fatos recentes. “Ou o feedback pode ser, inclusive, prejudicial à autoestima de quem ouve, afetando seu ritmo de trabalho e sua produtividade”, diz a Coach.

Muitos colaboradores se questionam sobre se é apropriado dar feedback ao próprio chefe. Eliana relata que isto depende da relação estabelecida. No entanto, mesmo quando a relação é de alta confiança é preciso solicitar permissão antes de se aventurar e, claro, nunca fazê-lo em público.

Por fim, ela ressalta que para estabelecer o melhor momento de um diálogo franco e oferecer o feedback adequado é necessário que o líder crie um Momento Coachable com os seus subordinados. “Isso significa estabelecer um ambiente de confiança, discutindo o papel de cada um: o que o subordinado espera do chefe e o que ele espera do subordinado, explicando o objetivo do feedback de forma que ambos se sintam seguros para trocar ideias, informações e até mesmo dúvidas em relação ao trabalho a ser feito”, conclui Eliana.

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