Feb
02

Sete passos para incentivar uma equipe desmotivada

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: O Globo
01 de fevereiro de 2016 - 18:02

Sete-passos-para-incentivar-uma-equipe-desmotivada-televendas-cobranca

Segundo pesquisa, 30% dos profissionais estão desengajados, enquanto 28% se dizem motivados

Estudo global recente sobre força de trabalho, divulgado pela Towers Watson, revela que 30% dos profissionais estão desengajados no emprego, enquanto 28% se sentem altamente motivados e 26% dizem se sentir sem suporte. A desmotivação da equipe, ressaltam os pesquisador se, vem sendo apontada como um dos principais motivos para as empresas não conseguirem obter a produtividade máxima por parte de seus colaboradores.

Gustavo Costa, sócio-fundador da consultoria executiva Unique Group, diz que não se pode aceitar que os colaboradores se mantenham desmotivados, pois a falta de vontade de fazer mais pela empresa prejudica diretamente o crescimento tanto do profissional quanto da organização.

Mas, o que fazer para estimular os funcionários quando a desmotivação assombra a equipe? Para o executivo, uma conquista comum a todos pode ser o primeiro passo para motivar os funcionários:

— A motivação de uma equipe que não está bem deve ter como base algo que seja necessário para todos, como, por exemplo, uma meta, uma conquista que todos queiram. Sem isso, cada um tende a remar para um lado. Essa motivação precisa estar atrelada a alguma recompensa, que não seja exclusivamente financeira, mas que também não seja algo intangível.

Na maioria das equipes, as conquistas coletivas são recompensadas com retorno financeiro, geralmente anual, em forma de participação nos lucros ou bônus de performance. Em todo caso, desenhar programas de formação, treinamentos, eventos, palestras e cursos também funcionam muito bem como motivação, assim como um day-off coletivo, uma pequena viagem em time ou até mesmo um happy hour.

Costa também destaca que descobrir a causa da desmotivação é tão importante quanto recuperar uma equipe desmotivada.

— Normalmente, quando o time todo está desmotivado, fica mais fácil para o líder identificar as principais causas e atacar as mais importantes. E isso, por si só, já começa a virar o jogo.

Segundo ele, geralmente, as principais causas que desmotivam uma equipe não são palpáveis. Por exemplo: falta de comunicação e transparência dos líderes com o time, falta de engajamento das lideranças na resolução de problemas simples, competição interna incentivada pela empresa ou pelas lideranças, falta de investimento em treinamentos, carga horária excessiva, excesso de metas exigidas, falta de perspectiva de crescimento, entre outras.

SETE PASSOS PARA MOTIVAR A EQUIPE:

. Conhecer bem a equipe e seus gestores

. Criar uma comunicação transparente com os colaboradores

. Implementar programas de formação, treinamentos, eventos, palestras e cursos

. Criar novos desafios que envolvam desenvolvimento de novas habilidades

. Definir metas para gerar comprometimento

. Conceder gratificações como reconhecimento pelas metas atingidas

. Conceder recompensas, como day-off coletivo, viagens em time e happy hours

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: