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08 de outubro de 2018 - 18:02

Seu-funcionario-e-parte-do-sucesso-da-empresa-mantenha-o-atualizado-e-engajado-televendas-cobranca

Lembra aquele ditado sobre ‘vender bem o seu peixe’? Saiba que só faz isso quem conhece do pescado, para seguir a analogia.

Como não queremos só entregar o peixe, mas sim ensinar a pescar, simplifiquemos: dominar informações sobre o produto ou serviço que se está comercializando aumenta as chances de conversão.

Por isso, é tão importante manter seus colaboradores – principalmente os que tratam direto com o cliente – atualizados e engajados com os compromissos da empresa. Para tanto, é preciso deixar claro ao funcionário que ele é parte fundamental do time, que tem papel importante nas conquistas da firma e deve orgulhar-se disso.

Além, óbvio, de oferecer condições ideais de trabalho (ambiente amigável, equipamento apropriado e todas as condições necessárias para que as tarefas diárias sejam bem desenvolvidas).

Contratar pessoas de perfil convergente com os valores da empresa é um bom começo. Procure gente que realmente queira estar ali em vez de pessoas que estão apenas buscando uma ocupação no mercado.

Tenha em mente que é possível envolver alguém com bons salários e benefícios, mas a relação de comprometimento entre trabalhador e companhia só é completa se houver motivações.

Mais que isso: emoções. O gestor precisa mostrar ao grupo que há uma preocupação genuína com as pessoas. Isso fica muito mais fácil de ser percebido quando existe clima de confiança – o que não significa ausência de conflitos, perceba.

Fazer com que o colaborador se identifique com a empresa fica ainda mais simples com senso de justiça, de que os procedimentos não beneficiam uns em detrimentos de outros e de que o RH tem políticas transparentes.

Lembre-se, ainda, de não pensar que os funcionários têm obrigação de saber o que os gestores esperam deles. O administrador tem de expor o que quer sempre que demandar uma nova atividade. Convocar a equipe para passar instruções é uma forma didática de instruir e uma boa alternativa para conectar o grupo – entre si e com a chefia.

Dedicar parte do expediente para orientar funcionários não é perda de tempo, é investimento. Isso demonstra preocupação com o crescimento profissional e motiva os colaboradores.

Mantê-los sempre atualizados, cientes das novidades que a empresa oferece e a par de dados relevantes sobre os produtos também cria uma atmosfera favorável, de que as informações são compartilhadas e não retidas por um grupo de ‘seres superiores’.

Essa prática é facilitada por soluções que permitem o compartilhamento de informações, como é de um Customer Relationship Management (CRM). Esse tipo de ferramenta precisa ser alimentada frequentemente, o que exige interatividade e um senso de pertencimento. Afinal, é uma responsabilidade de todos os colaboradores.

A prática mantém os dados sobre clientes e vendedores sempre em dia, contribuindo para o sucesso das vendas – um êxito alcançado com esforço coletivo.

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