O que são soft skills?
Soft skills são habilidades mais relacionadas às questões emocionais e ao comportamento. Ou seja, elas não são tão técnicas — como as hard skills —, mas ainda assim são vitais para qualquer pessoa, seja em um cargo de gestão ou não.
Na prática, tratam-se de habilidades que ajudam a otimizar o dia a dia indiretamente, como promover uma melhora da comunicação ou aprimorar a capacidade de lidar com problemas com uma cabeça mais “fria”.
Portanto, vale a pena aprender soft skills para gestores, seja para quem já está no cargo ou almeja conquistar a posição. A seguir, nós mostramos quais são as mais importantes e como desenvolvê-las!
Quais são as soft skills para gestores?
Muitas pessoas já têm o “espírito de líder” na personalidade. Elas são proativas, sabem delegar tarefas e esbanjam motivação e confiança nas tomadas de decisão.
No entanto, todas as pessoas (sim, todas mesmo!) podem desenvolver essas habilidades para ser um excelente gestor.
Afinal, ninguém nasce sabendo tudo, mas podemos sempre aprender e nos desenvolver, melhorando cada dia mais.
Dito isso, conheça agora as principais soft skills para gestores e veja as dicas para desenvolvê-las!
1. Liderança
De fato, liderança é mais do que um cargo, é realmente uma habilidade.
Um bom gestor deve ser capaz de instigar sua equipe por meio da comunicação assertiva, inspirar cada pessoa a se desenvolver como profissional e transmitir segurança.
Um verdadeiro líder também sabe escutar, é empático e sempre procura encontrar soluções em conjunto.
Para desenvolver essa habilidade, comece exercitando a escuta ativa com seus colegas de trabalho. Pode parecer simples, mas este aspecto é um dos mais difíceis de encontrar nas lideranças.
2. Cultura de feedback
Entre as habilidades e competências do gestor, destaca-se a cultura de feedback, já que ele deve direcionar a equipe rumo aos resultados desejados, correto?
Nesse sentido, o gestor deve conduzir cada membro do seu time para as ações que irão torná-lo um profissional mais eficiente.
Isso significa que é necessário analisar a performance de cada colaborador e oferecer um feedback, seja positivo ou negativo.
Pode-se expor as expectativas de resultado para a equipe de modo que possam se esforçar para atingi-los. Este, portanto, é um instrumento determinante de desenvolvimento profissional.
Você, gestor, também deve estar aberto para receber feedbacks. Lembre-se que este é um instrumento para o desenvolvimento profissional, então, ele é tão importante para seus colaboradores, quanto para si mesmo!
Não adianta buscar ser um gestor melhor se você não ouve, da própria equipe, quais são seus pontos fortes e, claro, os pontos de melhoria.
3. Gestão de conflitos
Lidar com pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem seu temperamento e pode ser mais fácil, ou complicado, lidar com ele.
Estamos todos sujeitos a ter conflitos no trabalho; isso é natural do ser humano. Mas não devemos nunca deixar que isso impacte o moral dos colaboradores.
Além disso, outros tipos de conflitos podem acontecer no ambiente organizacional, como:
diferentes estilos de trabalho;
ausência de processos padronizados;
objetivos distintos.
Logo, a gestão de conflitos é outra habilidade extremamente importante de um gestor, que visa promover um bom e harmônico clima organizacional, inclusive elevando os níveis de produtividade.
Para desenvolver essa habilidade, é preciso estar atento à raiz dos problemas e às questões que surgirem, com um olhar cirúrgico. Assim, você terá maiores chances de encontrar uma resolução mais certeira para os conflitos.
4. Proatividade
A proatividade é uma das mais notáveis habilidades de um gestor. Um bom líder antecipa problemas e encontra soluções de maneira criativa, buscando novidades e oportunidades para elevar os resultados e otimizar o esforço da sua equipe.
Tanto no âmbito operacional como no estratégico, ficar acomodado está fora de cogitação.
Por sinal, a proatividade também é reconhecida quando o gestor procura adquirir conhecimentos e novas maneiras de ser um líder melhor (assim como você está fazendo agora!).
5. Foco em resultados
Um bom gestor é “apaixonado” por resultados. Na prática, significa que ele sempre considera resultados reais para tomar decisões, sugerir melhorias e dar feedbacks aos seus subordinados.
Para ser guiado por resultados, é importante utilizar plataformas que ofereçam indicadores de maneira fácil e assertiva, como:
sistemas de CRM;
plataformas de automação de marketing;
ferramentas de gestão de projetos;
plataformas de engajamento de colaboradores;
ERPs.
A análise de desempenho é também um relevante material para desenvolver essa habilidade.
Por falar nisso, nós desenvolvemos uma planilha gratuita que facilita esse acompanhamento. Basta preencher as células e analisar os resultados.
6. Comunicação
Outra soft skill para gestores é a boa comunicação. Não basta apenas saber dar um feedback de respeito, é preciso saber passar as informações diárias com clareza e estar aberto a ouvir o que a equipe tem a dizer.
Para desenvolvê-la, exercite a escuta. Pare e ouça o que as pessoas têm a dizer e realmente considere o que foi passado. No mais, mantenha o tom, não se exalte e fale de maneira clara e concisa.
7. Flexibilidade
Todo mundo sabe que o mundo atual está em constante mudança, concorda? Por esse motivo, outra competência essencial para gestores é a flexibilidade. Aqui, queremos dizer que é crucial estar preparado para receber novas ideias e se adaptar.
Para isso, pense de maneira estratégica, sempre procurando ver o lado positivo das coisas, além de buscar soluções fora da caixa quando se deparar com algum problema.
8. Criatividade
E, por falar em soluções fora da caixa, outra soft skill para gestores é, sem dúvidas, a criatividade. Sim, é possível se tornar mais criativo com prática e dedicação. Estude bastante e fique sempre atento às novidades.
9. Organização
Essa é uma habilidade útil não apenas para os gestores, mas para qualquer pessoa do mundo. Ser organizado permite fazer todas as tarefas dentro do prazo e, ainda, não se perder no meio de tantas ações do dia a dia.
A capacidade de se organizar pode ser um baita desafio, mas nada que seja impossível com um pouco de determinação.
10. Inteligência emocional
Por último, nós temos a inteligência emocional, que é a capacidade de compreender as próprias emoções e as de outras pessoas. Essa habilidade é vital, pois possibilita que os gestores olhem para sua equipe de maneira mais profunda.
Eles buscam entender suas dificuldades, olhando por outro ponto de vista, tomando decisões mais assertivas e que correspondem às demandas do time.
Você acabou de conhecer as habilidades de um gestor, mas é indispensável continuar estudando e buscando novos conteúdos para se aprofundar.
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