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Todo colaborador precisa se sentir importante

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Ideia de Marketing
13 de julho de 2014 - 14:02

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Por: Eduardo Silva

Engraçado como as crianças não buscam apenas a validação de sua importância, elas a exigem. Choram quando suas necessidades não são satisfeitas, buscam elogios sem o menor constrangimento quando fizeram algo que acreditam ser digno de nota e ficam amuadas quando seus esforços não são apoiados. O tempo passa, evoluímos, mas por dentro, os anseios continuam profundos como sempre. Tanto na vida pessoal como profissional precisamos nos sentir importantes, encontrar nossa motivação para evitar que o fantasma da rotina nos assombre.

William James, conhecido como o pai da psicologia americana disse: “O princípio mais profundo na natureza humana é o desejo de ser apreciado”.

Quando iniciamos nossas atividades profissionais buscamos este sentimento, claro que, com dedicação e exercendo um bom trabalho, buscamos motivos para o reconhecimento. Vivemos em um momento único, onde a competitividade do mercado é altíssima e cada detalhe pode alavancar ou decretar a falência de algumas empresas.

Um dos fatores essenciais para qualquer negócio é a gestão dos colaboradores, pense que:

Os colaboradores desejam afagos

Não se deixe enganar pelo verniz de confiança de uma pessoa, nem suponha que os que obtiveram significativo sucesso não anseiam por mais. Todo colaborador busca seu espaço, agindo corretamente e desempenhando um bom trabalho, os afagos sempre são bem vindos!

Não devemos negligenciar os colaboradores mais próximos

Muitas vezes negligenciamos aqueles de quem mais gostamos. Temos mais tendência de expressar um “muito obrigado” ao empregado da loja de conveniência do que a nossos colegas de trabalho e subordinados. Não deixe de agradecer por um trabalho bem feito, ou uma dica importante para tomada de decisão, ou um conselho para elaboração de um trabalho, isso pode fazer total diferença.

O momento certo pode ser tudo

Elogios não devem ser reservados apenas para os bons momentos. As pessoas precisam mais de afirmação quando se sentem um fracasso. Acontece quando um colaborador teve contratempos familiares, perdeu uma venda, não cumpriu a meta do mês, por tantos outros motivos que podem deixa-lo desanimado, agir neste momento é essencial, quebra um pouco a ligação profissional e nos deixa mais humanos perante a situação.

Precisamos de razões para demonstrar nossa importância, precisamos de motivos para que as ações se concretizem, precisamos agir antes que seja tarde. Mas como você se vê no trabalho? Será realmente que se sente importante?

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