Jan
09
08 de janeiro de 2024 - 17:00

Tres-mitos-da-inovacao-e-como-entende-los-para-se-tornar-um-lider-da-area-televendas-cobranca-1

A inovação é um tema cheio de mitos e crenças erradas. Mas quando você entende isso, consegue compreender o tema de forma muito mais profunda e se destacar no mercado

Inovação pode ser um tema bem fechado entre as organizações. Muitas não falam sobre isso abertamente, e, como resultado, a área se encheu de mitos e equívocos.

Isso é horrível para quem está começando a estudar ou até iniciando seu próprio lab, porque nos faz acreditar que não somos capazes… quando na verdade apenas fomos ensinados de forma errada.

A boa notícia é que geralmente tem uma razão lógica por trás de cada mito. E quando você entende o raciocínio, ele desbloqueia uma visão mais profunda sobre o próprio assunto.

Então, sem mais delongas, confira alguns dos maiores mitos sobre inovação e qual é a realidade por trás deles:

1. “Leva anos para ver o ROI da inovação”

O que é mito?

Existe um mito comum de que leva anos para que qualquer investimento em inovação chegue a qualquer tipo de resultados positivos.

Isso é perigoso para as duas partes: Inovadores, que podem escutar do seu líder que não vale a pena investir em inovação naquele momento, por conta da demora para ver o roi.

E também para os líderes, que podem escutar do seu time de inovação desculpas que precisam de mais investimentos sem que seja mostrado nenhum progresso.

Como entender o problema?

É verdade que nem sempre você fará progressos significativos de imediato. E resultados financeiros mensuráveis ​​só aparecerão anos depois – se é que chegarão.

Mas empresas e líderes inteligentes entendem a natureza diversa da inovação e investem em diferentes tipos de inovações, com diferentes horizontes de tempo para resultados e as gerenciam de acordo com isso.

2. A inovação acontece de cima para baixo

O que é mito?

Por conta de histórias de sucesso que ouvimos na mídia e em nossas redes, muitas vezes pensamos que a inovação deve ser liderada de cima para baixo. Com cada CEO sendo o típico arquétipo Elon Musk de seu próprio negócio.

E que ao criar essas ideias inovadoras ele deve ser capaz de reuni-las em uma visão de futuro e direcionar o trabalho de aplicação em todos os níveis da empresa.

Como entender o problema?

A inovação deve ser liderada de cima para baixo, mas ainda acontece fora da sala de reuniões.

Não me entenda errado, a inovação de cima para baixo pode ser eficaz. Mas para organizações de médio e grande porte ela muitas vezes não funciona. Por conta de que em qualquer trabalho inovador, a administração nunca terá todas as respostas antecipadamente.

Isso significa que a maior parte da ideia e implementação real da inovação, acontece (ou pelo menos deveria) acontecer fora da sala do conselho.

3. A inovação não pode ser ensinada e deve se aprender apenas na marra

O que é mito?

A inovação é obviamente difícil. Então, quando você vê alguém que é ótimo nisso tendo ideias brilhantes, é fácil e natural atribuir isso a um dom que nasceu junto com eles.

E quando você combina isso com o fato de que não existe uma receita que você possa usar para ter sucesso na inovação todas as vezes, faz sentido que as pessoas pensem dessa maneira.

Então ouvimos, com muita frequência, falar sobre inovação como uma espécie de arte misteriosa que não pode ser ensinada ou aprendida. Você apenas tem, ou você não tem.

Como entender o problema?

É fato que para aprender inovação você precisa se arriscar. Você vai precisar assumir projetos e colocar “a cara a tapa” para realmente absorver suas principais lições…

Mas isso não significa que outras pessoas não passaram exatamente pelo que você vai passar. E que por causa disso, elas sabem atalhos que vão encurtar anos do seu aprendizado.

O fato é que para que consiga se tornar um gestor de inovação, você precisa aprender com outros gestores. Eles vão te ensinar a se comunicar com as outras áreas de sua empresa e entregar resultados concretos no meio corporativo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: