Jan
31

Você deixa o dinheiro controlar sua vida?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Dinheirama
30 de janeiro de 2019 - 18:00

Voce-deixa-o-dinheiro-controlar-sua-vida-televendas-cobranca

Por: Bruno Papi

A rotina do trabalhador brasileiro não é nada fácil, inclusive para alguns encontrar um emprego já se tornou um enorme desafio.

Acordar com o céu ainda escuro, se arrumar o mais rápido possível, beber um gole de café e engolir um pãozinho frio enquanto assiste alguma notícia na televisão, mas sem tempo de prestar atenção.

A cena acima descreve bem o cotidiano da maioria da população. Aliás, isso é o que esperam de você e essa é a ideia de um empregado padrão e satisfeito.

Palestras gratuitas recomendadas: Conrado Navarro e convidados falam sobre finanças pessoais e empreendedorismo

O despertar da consciência

Os dias passam cada vez mais depressa, as notícias mudam o tempo inteiro, é difícil acompanhar a nova moda e conseguir um tempo para o que realmente você quer fazer, na corrida do dia a dia.

Muitas pessoas apontam um único problema: dinheiro.

À primeira vista parece óbvio que esse seja o problema, mas, na verdade, o dinheiro é a solução. O dinheiro não é culpado de nada, mas como nós o administramos é onde “mora” o erro.

Quando você compreende que o dinheiro deve trabalhar por você (e não apenas você por ele), nesse momento ocorre a transformação da sua mente.

Mudar não é fácil

Somos educados para participar de uma maratona sem fim, a chamada corrida dos ratos. E nela não existem vencedores no final.

Perseguir o dinheiro sem propósito, objetivos ou metas, faz com que você fique eternamente como um escravo desse sistema, porque suas contas aumentam em uma proporção maior que o seu salário e as suas horas no dia se encurtam cada vez mais.

Abandonar essa mentalidade é difícil e, se fosse simples, todos seriam investidores ou empreendedores bem-sucedidos, um mundo perfeito. Isso é utopia e não é disso que estamos falando.

É importante entender que ao fazer o dinheiro trabalhar para você, se ganha tempo, e isso é o que você possui de mais valioso. O tempo, diferente do dinheiro, não tem devolução quando é gasto de forma incorreta e sem atenção.

Fale sobre dinheiro

Fazemos parte de uma sociedade tão liberal e avançada, mas ainda não conseguimos falar sobre o dinheiro com naturalidade (até parece que isso é uma espécie de crime).

Você pode iniciar qualquer papo em uma roda de amigos, desde fofocas até política, mas se puxar o assunto de investimentos, salário ou economia, corre o risco de ficar falando com as paredes.

Esse é um hábito que os brasileiros cultivam ainda hoje e que devemos mudar, porque é essencial entender a importância das finanças em sua vida. Isso pode até salvar relacionamentos e famílias, muitas vezes a partir de uma simples conversa.

Livre-se do abstrato

Muitas pessoas com quem converso em palestras ou eventos me abordam falando de livros, vídeos, cursos e vários conteúdos que consomem de investimentos ou finanças. Acho isso bem interessante, mas elas são iludidas.

Sei que vou ser criticado por falar isso, afinal ninguém gosta de saber a verdade porque a mentira é mais confortável, mas o meu papel como educador financeiro é o de ensinar (e não enganar).

As pessoas que estudam teorias, literaturas, artigos e nunca colocam em prática, ficam para sempre na zona da abstração, ou seja, elas geram expectativas tão altas sobre o assunto que não colocam em prática, mesmo quando não é nada complexo, como tirar o dinheiro da poupança e aplicar em um título público para receber o dobro dos rendimentos.

O estudo é realmente bem importante, tanto que criei o curso Criando Futuro (clique para detalhes) para investidores iniciantes e pessoas que nunca investiram, mas até mesmo lá falamos que se você não fizer as tarefas e colocar em prática o que ensinamos, nada vai acontecer.

Pague-se primeiro

Uma das dicas que posso dar para que você se liberte do dinheiro de forma que ele se torne o seu “emprego” é: separe uma parte do seu salário para investir, logo que receber.

Essa quantia pode ser 10%, 20% ou até 50%, o quanto conseguir poupar sem comprometer a sua qualidade de vida. Ah, sim, sacrifícios são necessários no começo e só você sabe as suas prioridades.

O pequeno (e difícil) passo de separar o dinheiro para se pagar primeiro é um gesto tão forte que todos os maiores empreendedores e investidores do planeta iniciaram a sua fortuna agindo dessa forma e esse foi um capítulo inteiro do livro best-seller “O Homem Mais Rico da Babilônia”.

Um passo de cada vez

Toda mudança de pensamento vem com dúvidas, obstáculos e tentações, não vou dizer para você que será bem fácil e que todos vão apoiar as suas decisões.

Pelo contrário, as pessoas não gostam que você faça as coisas diferentes do que elas estão acostumadas a fazer, mesmo que isso não afete em nada a vida delas. Apenas saber que você encontrou um jeito melhor e mais rápido de alcançar os seus sonhos, isso vai incomodar bastante gente.

Dê um passo de cada vez, faça um objetivo, com metas menores para conseguir cumprir e lembre-se da regra de ouro: conhecimento sem prática é apenas conhecimento.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: