Nov
27
26 de novembro de 2017 - 14:00

Voce-nunca-mais-vai-perder-um-prazo-com-este-truque-simples-televendas-cobranca

Esqueça os apps de produtividade. Com este método, você só precisará de papel e caneta para organizar a sua vida inteira

Por: Claudia Gasparini

Há uma infinidade de sites e aplicativos que podem ajudar você a administrar o seu tempo e ter uma rotina mais produtiva. Mas nem todo mundo se dá bem com a parafernália tecnológica.

Em muitos casos, a simples combinação de papel e caneta pode ser suficiente para organizar toda a sua vida — e de uma vez por todas.

Adepto do velho método, o designer norte-americano Ryder Carroll criou uma técnica de organização de tarefas baseada exclusivamente em um caderno, que tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo.

Apelidado de Bullet Journal, o sistema faz sucesso principalmente entre aqueles que não aguentam mais depender dos smartphones para tudo.

Como funciona?

A ideia principal é dividir um caderno branco em quatro partes:

– Um índice, como de um livro, em que você listará as páginas do caderno e seus respectivos conteúdos;

– Uma agenda do futuro, em que você escreverá os eventos e prazos dos próximos 6 meses;

– Uma agenda mensal, em que estarão as atividades de cada mês específico;

– Uma agenda diária, em que você deve anotar suas tarefas e notas de cada dia.

O método permite uma visualização rápida das suas prioridades, divididas nos prazos curto (dia), médio (mês) e longo (6 meses), de forma centralizada e fácil de acompanhar.

Tudo isso sem gastar muito dinheiro — ou tempo. Segundo o site Buzzfeed, a preparação inicial do Bullet Journal costuma levar menos de uma hora, e a manutenção dos registros não consome mais do que 10 ou 20 minutos por dia.

Também existem outras vantagens em registrar a sua vida no papel: pesquisadores americanos afirmam que quem escreve informações à mão tem mais facilidade de compreendê-las e memorizá-las do quem as digita.

Uso de símbolos

A grande novidade apresentada por Carroll é o que ele chama de rapid logging, isto é, um registro ágil e simplificado das informações.

A orientação do designer é usar frases curtas e diretas para descrever suas tarefas, e marcar cada item com um símbolo específico, que funcionará como categoria.

O ponto (.), por exemplo, serve para representar o que você ainda precisa fazer. Concluiu a tarefa? Marque um X sobre o ponto. Não deu tempo de completar hoje? Assinale o compromisso com o símbolo > para indicar que ela foi transferida para outro dia.

Um pequeno círculo (O) representa grandes eventos e compromissos, enquanto o traço (—) simboliza atividades menos importantes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: