Feb
06
05 de fevereiro de 2018 - 18:10

Gravacao-obrigatoria-da-ligacao-como-funciona-e-como-solicitar-televendas-cobranca

Operadoras guardam todas as chamadas realizadas ou recebidas pela sua central de atendimento por pelo menos seis meses.

“Esta chamada está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá será solicitada pelo usuário”. Você já ouviu essa mensagem ao ligar para o call center da sua operadora? Pois essa regra foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que obriga as prestadoras a gravar todas as interações entre ela e o consumidor feitas por telefone.

Não importa quem ligou pra quem. Se o consumidor fez a chamada, ela será gravada; se foi a operadora, ela também será gravada. É o que acontece, por exemplo, se a prestadora entrar em contato com você para oferecer alguma oferta.

Durante a conversa com o call center, pode ocorrer de a ligação ser transferida de um atendente para outro. Não faz diferença. A ligação tem que ser gravada em sua totalidade, até o atendimento ser finalizado.

As gravações são guardadas por seis meses. Isso quer dizer que o consumidor pode pedir a gravação de atendimentos que tenham ocorrido até seis meses atrás.

Como faço pra pedir a gravação de um atendimento telefônico?

A gravação pode ser solicitada durante a ligação da qual você quer cópia, mas também pode ser pedida depois. Nesse caso, geralmente, é preciso ter o número do protocolo do atendimento do qual se deseja cópia da gravação. Por isso, nunca é demais lembrar, o consumidor deve anotar e guardar todos os números de protocolos, de todas as interações com a prestadora.

Basta, então, ligar para o centro de atendimento telefônico da operadora ou entrar no espaço reservado ao consumidor, na página da prestadora na internet, e solicitar a cópia da gravação. Se preferir, o consumidor pode solicitar a gravação em um estabelecimento da prestadora, presencialmente.

Em quanto tempo a gravação será disponibilizada?

A operadora tem dez dias para atender o pedido e disponibilizar a gravação solicitada no espaço reservado ao cliente, por e-mail, por correspondência ou pessoalmente, de acordo com a escolha do consumidor.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (7)
  1. Preciso da gravação de uma ligação feita do meu celular para outro celular como fazer para conseguir?

    Eliana Hache de Paula em 22 de outubro de 2021 - 10:31
  2. Quero recuperar uma conversa de uma ligação

    Maria Elisângela Verissimo da silva em 16 de outubro de 2021 - 08:22
  3. Cai num golpe, como faço para ter a cópia da gravação?

    Anderson de Assis em 07 de outubro de 2021 - 19:43
  4. Preciso saber como faço para obter uma gravação do meu número para outro.

    Gerson santos melo em 27 de setembro de 2021 - 15:11
  5. Como faço pra conseguir de uma gravacao conversa minha com outra pessoa que foi feito pelo zap

    Angela rita da silva em 13 de setembro de 2021 - 11:37
  6. E quando não recebemos nenhum protocolo da operadora que ligou, no meu caso foi uma companhia telefônica.

    Gabriela em 23 de março de 2019 - 22:04
  7. Bom dia sou o Edilson, então gostaria de saber como faço para mim obter a gravação de um para outro sendo do meu numero, e o número do meu supervisor
    Preciso das gravações

    Edilson em 26 de fevereiro de 2019 - 07:08

Deixe uma resposta para Gabriela Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: