Aug
30

3 tendências mundiais do setor de pagamentos

por: Afonso Bazolli
fonte: Pagamento.me
29 de agosto de 2017 - 18:03

3-tendencias-mundiais-do-setor-de-pagamentos-televendas-cobranca

Papo rápido.

O mercado de pagamentos está sempre cheio de novidades no Brasil e no mundo. Inovação é a palavra de ordem, e os investimentos em soluções tecnológicas ou capazes de criar uma experiência mais agradável para os usuários estão criados e divulgados todos os dias. A velocidade de novas tecnologias quase sempre são impossíveis de se seguir.

Para que você fique por dentro do que pode acontecer muito em breve no mundo e deve desembarcar no Brasil a qualquer momento, confira a nossa seleção de novidades abaixo:

Carteiras móveis para celular seguem em frente, mas a passos pequenos

Como era de se esperar, novidades como a Apple Pay, Samsung Pay e AndroidPay foram lançadas no ano passado mas tiveram seu poder de alcance bastante limitado. A aceitação do público também ainda não é grande.

Aparentemente, vai levar algum tempo para que as pessoas deixem em casa seus cartões de plástico e comecem a usar o celular para fazer pagamentos – vale ressaltar que os Estados Unidos mal acabaram de começar a usar cartão com chip EMV, e opções como Coin (o cartão eletrônico unificado) estão revendo seus modelos de negócio.

Nem mesmo o lançamento do Apple Watch ajudou a alavancar o Apple Pay, e a solução de pagamento da empresa da maçã está expandindo-se com cautela e bem devagar. No Canadá, por exemplo, eles fecharam contrato com apenas um banco e uma bandeira de cartão de crédito, o American Express.

Ainda assim, o Apple Pay conquistou o apoio da Starbucks, que apesar de contar com seu próprioapp, incentiva seus clientes a usarem a solução concorrente. E tanto Apple quanto Samsung e Google (a qual comamda o AndroidPay) devem ter comemorado o sumiço rápido da Amazon Wallet, a qual parecia ser um potencial concorrente. (?)

Senhas devem continuar a sair de moda

As senhas ainda não morreram, mas seu fim é certo. Ninguém gosta mesmo de ter que lembrar números, palavras-chave, respostas secretas, por isso qualquer solução que venha a deixar isso no passado é muito bem-vinda.

Desta forma, soluções que visam reconhecer e verificar a identidade do usuário via selfie, impressão digital, tokens e até pulsação cardíaca continuarão a ganhar espaço e a ser lançadas muito em breve.

E isso não é só ideia de startups. Empresas consolidadas como a Mastercard estão investindo pesado neste tipo de tecnologia, pois esta garante também maior segurança para as transações, e a consequente diminuição no número de fraudes. E falando em segurança…

Medidas contra o cibercrime devem crescer

Com o volume de dinheiro e de informações pessoais ficando cada vez maior no mundo virtual é também de se esperar que o cibercrime cresça, infelizmente. Por isso, empresas de e-commerce, financeiras, de pagamentos, operadoras de crédito, entre outros, estão fazendo fortes investimentos na busca por medidas capazes de evitar desvio de saldos e compras não-autorizadas.

E essa situação deve ganhar ainda mais importância com o crescimento da pressão dos consumidores. Se estes antes pouco se importavam com a ação dos hackers, pois estavam protegidos por lei a terem seu dinheiro de volta, o crescimento roubo de identidades e de informações sigilosas deve fazer com que muitos escolham essa ou aquela loja virtual de acordo com o nível de segurança oferecida.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: