Mar
30

62,5% no CE querem pagar conta pelo celular

por: Afonso Bazolli
fonte: Diário do Nordeste
29 de março de 2015 - 14:07

62-5-no-ce-querem-pagar-conta-pelo-celular-televendas-cobranca

Pesquisa aponta que 29,2% dos cearenses gostariam de jogar na loteria por meio de plataformas digitais

Por: Ângela Cavalcante

Evitar filas, usando celular ou SMS para pagar as contas é o sonho de 62,5% dos cearenses e de 52% dos nordestinos, segundo pesquisa encomendada no último mês de abril pela Super – empresa que atua no ramo de meios de pagamentos eletrônicos. Os índices local e regional superam a média nacional, estimada em 42%. O levantamento contou com 1.004 entrevistados, sendo 461 homens e 543 mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, residentes numa das cinco regiões brasileiras.

Entre os destaques evidenciados na pesquisa é que 29,2% dos cearenses entrevistados gostariam de jogar na loteria por meio de plataformas digitais, como as contas pré-pagas. No Nordeste o índice foi de 21%. A falta de conhecimento dos consumidores em relação a existência de contas e cartões pré-pagos faz com que tais ferramentas ainda sejam poucos utilizadas. Conforme a pesquisa, 44,6% dos entrevistados no Nordeste e 41,7% no Ceará disseram nunca ter ouvido falar sobre contas e cartões pré-pagos e só 16,7% dos cearenses e 16,6% dos nordestinos usaram esses mecanismos.

Razão

No Ceará, dos 83,3% que nunca utilizaram o serviço, o principal motivo apontado foi o desconhecimento do produto/serviço (50%). Já 20% disseram que não utilizaram por preferirem o banco e 20% porque não querem pagar por recarga.

Em relação aos hábitos de consumo dos cearenses quem tem pré-pago, 100% já utilizaram o cartão pré-pago para compras, com 50% fazendo compras pela Internet. Já 50% dos entrevistados disseram ter utilizado também para receber salários. Para o vice-presidente da Super, Luiz Almeida, os números apontam um grande campo de trabalho para as empresas do setor e confirmam a tendência da realização de transações cada vez mais por meio eletrônico. “Com o cotidiano cada vez mais corrido, devemos oferecer formas fáceis, rápidas e seguras de pagarmos e sermos pagos. Cresce rapidamente o número de smartphones no Brasil, com isso, devemos estar preparados para oferecer soluções pelo celular”, afirma.

Terceira onda

Almeida acredita que o uso de cartão pré-pago é tendência. “Primeiro veio o cartão de crédito. Depois, quando foi lançado o cartão de débito, ninguém via sua utilidade. Agora estamos na terceira onda, em que as pessoas podem ter acesso a uma conta simplificada, pagando menos e com transações cada vez menos física”. Nesse contexto, oferecer diferenciais pode ser decisivo. “As pessoas ainda estão começando a entender a diferença entre um cartão pré-pago tradicional, com o qual se pode apenas sacar e pagar compras e as plataformas pré-pagas como a da Super, que possibilita transferir dinheiro, recarregar celular, pagar contas pela internet ou telefone e, até jogar nas loterias, entre outras funcionalidades”, diz.

Inclusão

Conforme Almeida, com o uso do cartão pré-pago, realizar transações pela internet, mandar e receber dinheiro, além de fazer pagamentos ficou mais fácil, mesmo para quem não tem conta em banco. “É também uma forma de inclusão, pois a pessoa é inserida no contexto dos serviços financeiros sem necessariamente ter conta bancária”. Segundo ele, consumidores das classes C e D, jovens e profissionais autônomos são os principais focos da empresa no Nordeste. “Temos 170 mil clientes no País, o contingente do Nordeste representa 30% desse total.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: