Jun
29

Sai o cartão e entra a credencial de pagamento

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
28 de junho de 2017 - 18:06

Sai-o-cartao-e-entra-a-credencial-de-pagamento-televendas-cobranca

Por: Ivan Ventura

O uso do cartão ainda é um processo em expansão no mundo, mas o seu fim já é discutido nas instituições financeiras. Entenda

O uso de cédulas e moedas como meio de pagamento é um desses movimentos irreversíveis das relações em sociedade. Mas há outro em discussão no setor financeiro: a “desconstrução do plástico”.

Esse foi um dos temas do painel “Indústrias de meio de pagamento, suas complexidades e desafios”, dentro do CIAB 2017, evento organizado pela Federação Brasileira dos Bancos.

Segundo Fernando Telles, country manager da Visa no Brasil, o fim do cartão no futuro deve abrir espaço para uma ideia chamada “credencial de pagamento”. Em linhas gerais, isso significa dizer que o pagamento não será uma ação dependente de um cartão ou informações presentes em chips ou tarjas magnéticas. Objetos terão uma autorização prévia de um ser humano para efetuar um pagamento agendado ou pré-determinado. Em outras palavras, ele possuirá uma credencial para a efetivação de tal ação.

“A desconstrução do plástico é um processo irreversível por diversos motivos. A próxima geração não saberá o que é cartão. No futuro, falaremos de credencial e isso significa dizer que as coisas dentro da ideia de IoT terão essa permissão”, afirma Telles.

Mas é claro que esse cenário é futuro. Cartões terão longa vida e ainda veremos muitas histórias de penetrações do plástico onde quem dita as regras é a cédula.

Fernando Chacon, CEO da Rede e CMO do Itaú Unibanco, defendeu o fim do dinheiro papel por vários motivos. Um deles é o seu uso sem rastro para fins escusos, como as recorrentes histórias de caixa 2, dinheiro em mala e até cédulas guardadas em roupas íntimas. Por outro lado, o dinheiro registrado tem origem e destino. É um valor com todos os rastros conhecidos por um banco.

“Além disso, a transação digital cria um cenário de formalização da economia. Hoje, até camelô tem máquina para pagamento com o cartão. É isso o que todos querem”, afirma Chacon.

Chacon ainda citou países que começam a diminuir a quantidade de cédulas em circulação, como é o caso da Austrália. Países europeus também começam a seguir nessa direção, caso da Suécia. O Brasil felizmente também está nessa direção – e a economia agradece.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: